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Negócio próprio ou franquia: saiba como empreender com uma clínica estética

Negócio próprio ou franquia: saiba como empreender com uma clínica estética

Informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que a abertura de centros de estética foi uma das ideias de negócio mais procuradas em 2020. Já segundo o Grand View Research o tamanho do mercado global de estética deve chegar a US$ 124,7 bilhões até 2028. 

Os dados ainda indicam que o Brasil se tornou o terceiro maior mercado de estética do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. Dessa forma, é possível concluir que empreender na categoria oferece boas garantias, se bem planejado e investido. Acompanhe as dicas que poderão facilitar sua vida na hora de abrir seu próprio negócio ou buscar uma franquia neste segmento. 

 

  1. Mercado

É o momento de definir o foco e as atividades que serão oferecidas pela sua empresa. As clínicas estéticas costumam oferecer tratamentos como limpeza de pele, depilação a laser, tratamento contra acne, drenagens e massagens, revitalização facial, entre outros. Buscar abrir uma franquia pode ser uma boa ideia, já que algumas marcas de estética estão consolidadas no mercado brasileiro e contribuem para atrair clientes pelo seu reconhecimento e reputação. 

 

  1. Estrutura

O Sebrae recomenda que a estrutura de atendimento tenha recepção, sala de espera, espaços comuns e individuais para atendimentos, banheiros equivalentes ao fluxo de pessoas do ambiente, estacionamento e, principalmente, conforto ao cliente.

 

  1. Equipe

A composição da equipe dependerá do tamanho do espaço e volume de clientes. Para clínicas recém-abertas, o recomendável é ao menos quatro profissionais, sendo os dois principais da área estética, com formação e capacitação comprovadas.

 

  1. Especialização

Como mencionado no item anterior, os profissionais atuantes na clínica precisam de formação e capacitação comprovadas. As matérias desenvolvidas na graduação incluem estética, administração, biologia, química, entre outras disciplinas necessárias.

 

  1. Gestão de estoque

O funcionamento da empresa depende do estoque de mercadorias; no caso de cosméticos, ainda é necessário prestar atenção na regularidade, número de registro, orientações de uso, advertências e data de validade.

 

  1. Concorrência

Estar atento às novidades e tecnologias do setor é o que pode te destacar em meio a tantas outras clínicas que oferecem a mesma gama de serviços.

 

  1. Atendimento

O atendimento é um dos principais motivos para que seu cliente retorne ao estabelecimento; portanto, certifique-se de cumprir horários e oferecer um ambiente acolhedor.

 

  1. Diferenciais

Pense em estratégias para fidelizar seu público. Seja pela comercialização de produtos dentro do centro estético ou uma parceria com demais serviços de saúde e bem-estar.

 

  1. Clientes

Mulheres jovens sempre foram maioria no nicho estético; no entanto, nos últimos anos, tem aumentado a incidência de homens e idosos que procuram cuidados em clínicas especializadas, sendo uma boa oportunidade para oferecer serviços a todos os públicos. 

 

  1. Divulgação

O momento é ideal para levar em consideração as redes sociais e a divulgação boca a boca; portanto, certifique-se de oferecer um bom serviço, para que as indicações iniciais ajudem a expandir o seu negócio. Nesse momento, também é importante identificar o seu público-alvo, para desenvolver estratégias específicas para atingi-lo.

 

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