Para medir o desempenho de um site, analistas e profissionais de marketing olham para o tráfego que, resumidamente, é o número total de visitantes do site, juntamente com informações sobre de onde eles vieram e como chegaram até ali.
Então, se ainda não conhece esta vertente, saia de trás de sua Mesa Rustica de madeira e vem com a gente!
Tráfego pago, a chave para o sucesso
Compreender a natureza do tráfego, além de saber como aumentar o número de visitantes, como converter tráfego em clientes e por que o tráfego é menor em determinados dias, é a chave para o sucesso de sua marca, seja ela de peças de carro ou de catalisador para tinta.
Estes são os termos-chave na análise de tráfego da web:
- Interações dos visitantes no site;
- Sessões, que são as interações agrupadas por tempo e interação;
- Usuários, ou seja, sessões agrupadas com base em semelhanças no dispositivo, navegador, sistema e outros parâmetros;
- Métrica, que é um índice de um evento;
- Parâmetro, outra configuração para análise geral;
- Dimensão, faz um atributo dos seus dados.
Como analisar o tráfego do site
A análise de tráfego web conterá várias ferramentas para explorar as métricas do seu site. Esses serviços servem para examinar seu site de dentro para fora e fornecer um relatório com base nisso.
Ferramentas simples para análise somente de sites
A ferramenta mais popular (e gratuita) para análise de sites é o Google Analytics. E temos que dizer que é perfeito para iniciantes e possui uma versão paga para sites com muito tráfego.
O Google Analytics mostra não só os dados sobre o tráfego do site e o comportamento do usuário, mas também registra as sessões de acordo com a lógica dos algoritmos. Ou seja, são espécies de Conectores elétricos trabalhando em sua mais alta intensidade.
O que deve saber sobre seu tráfego na web são suas fontes, canais e métricas. Eles o ajudam a responder perguntas importantes como proprietário de um site:
- De onde vem meus visitantes?;
- Como eles chegam ao meu site e se tornam clientes?
Apesar disso, há certas limitações, como:
- Não leva em conta os dados do CRM;
- Não considera dados de custo para campanhas que não são do Google;
- Seus modelos de atribuição são inflexíveis, padronizados e limitados;
- Vários relatórios ainda estão em fase beta;
Felizmente, para empresas que sonham grande ou já contam com um público maior do que o convencional, existem ferramentas especiais para análises de ponta a ponta. O que facilita e deixa as métricas de tráfego web mais transparentes.
Ferramentas especializadas para análises de ponta a ponta
Como um site faz parte da estratégia geral de negócios, é essencial analisá-lo no contexto geral: conectado a canais de publicidade, seu sistema de CRM e outros fluxos de dados. E, para finalizar, tenha em mente que deverá estabelecer algumas análises mesclando fluxos de dados.
Sem isso, estará perdendo grandes metrificações e ficará para trás.
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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.