Abrir uma empresa do zero pode parecer complexo e um tanto assustador; afinal, é um investimento de alto risco que vai exigir muito empenho e dedicação do empreendedor. Contudo, certamente, é uma iniciativa que renderá bons frutos para aqueles que forem pacientes o bastante para ver seu empreendimento prosperar; afinal, nada é conquistado da noite para o dia. Indo além da vontade de lucrar, todo empresário deve ser apaixonado pelo seu negócio, e estar disposto a inovar sempre para garantir destaque no mercado.
O primeiro passo é escolher qual será o segmento de mercado da sua empresa e estudá-lo a fundo. Isso vai além de entender o que seus futuros concorrentes já fazem, mas, sim, descobrir qual público-alvo deve ser priorizado, qual a principal localização geográfica do seu público e, acima de tudo, quais marcas ou empresas já fazem o que você tem em mente. Inovar é importante, mas nem sempre uma ideia repetida é sinônimo de fracasso, já que o sucesso da concorrência mostra que isso é algo necessário e requisitado no mercado.
Antes de partir para a parte burocrática, faça um bom planejamento financeiro, calculando tudo que será necessário para dar o pontapé inicial e adaptando tudo de acordo com sua realidade. Não deixe passar nada: estude preço de aluguéis, piso salarial de funcionários, valor de produtos, serviços de marketing e tudo que será necessário para que seu negócio dê os primeiros passos. Caso precise utilizar um cartão de crédito ou fazer um empréstimo, seja bastante cauteloso para não começar o empreendimento afundado nas dívidas.
O próximo passo é definir metas para o seu negócio. Toda empresa pequena começa de baixo, então os objetivos definidos aqui devem ser realistas, e não algo grandioso ou sonhador demais. Como já enfatizado, o sucesso de um negócio vem aos poucos, e requer paciência, então para começar estabeleça algumas metas voltadas para uma pequena taxa de lucro mensal e também para seu time, buscando sempre melhorar a produtividade. Com o tempo, será possível evoluir aos poucos, e definir objetivos mais ambiciosos, mas é um processo que demandará bastante esforço e visão de negócio.
Por fim, e não menos importante, vem o marketing, que é a alma de toda empresa. Todo empreendimento precisa de visibilidade, e hoje o que não faltam são ferramentas para expor seu negócio. Faça bom uso das redes sociais, explore bastante os diferentes meios de comunicação que a internet dispõe e não tenha medo de investir em visibilidade e engajamento, pois isso também é essencial para o processo de crescimento de uma empresa.