Conhecer dicas para surpreender seus clientes em 2022 pode ser uma ótima maneira de enfrentar esse ano tão difícil para a nossa economia e para empresas de todos os tipos, tamanhos e segmentos. Afinal de contas, este é um ano que não deveremos ter um crescimento econômico significativo e muitos negócios ficarão mais suscetíveis a sofrer com a falta de aquecimento no mercado.
Assim, conquistar a fidelidade dos consumidores é uma estratégia vital para sobreviver a esse período. A explicação é bem simples: quem tem clientes fiéis sente menos o impacto de crises econômicas e consegue manter um fluxo de consumidores em um nível mais estável. Portanto, têm maiores chances de sobreviver em um mercado ainda abatido por causa da Covid-19.
E aí, quer ver algumas dicas para surpreender seus clientes em 2022, atenção, interesse e fidelidade dos consumidores? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
5 dicas para surpreender seus clientes em 2022
1. Dê brindes personalizados
Uma ótima ideia para surpreender seus clientes, especialmente dentro de um mercado B2B, é dar brindes personalizados para celebrar datas especiais, lançamentos de novos projetos e muito mais.
Por exemplo, suponha que a sua empresa seja a fornecedora de aparelhos ortodônticos para dentistas. Vale a pena contratar alguns brindes personalizados na Bríndice para homenagear os dentistas com mais pedidos dentro do período de um ano ou, então, apresentá-los para aumentar o interesse em um novo produto que sua empresa vai lançar.
Essa estratégia é muito boa por dois motivos. O primeiro é que reconhece a fidelidade do cliente, o que faz com que ela se fortaleça ainda mais. Afinal, todo mundo quer ser reconhecido, não é mesmo?
Já o outro motivo é que garante boa vontade do cliente ao analisar as novidades e o novo produto que você está anunciando. Afinal, depois de ganhar um presente, a pessoa fica com menos objeções ao ouvir sua mensagem.
2. Seja mais proativo
Tudo que o seu cliente não quer é ter um problema. Hoje em dia, com o mercado como está, qualquer problema pode ser grave o suficiente para se tornar um fator para acabar com um contrato ou relação comercial.
Portanto, seja proativo com seus clientes: entenda quais são as necessidades deles e elabore um planejamento para reduzir problemas e garantir soluções antes que as situações negativas cheguem.
Isso permitirá que você possa surpreender positivamente seus clientes e satisfazê-los mais vezes, mostrando a importância de manter contato com você.
3. Saiba o que o cliente espera
Nunca é demais saber exatamente quem é o seu cliente, suas dores, necessidades e vontades. No entanto, se você realmente quer surpreendê-lo positivamente, é vital conhecer muito o que o consumidor espera.
Na prática, isso significa que você deve se preparar para oferecer aquilo que o seu cliente espera, mesmo que ele não saiba ainda que é aquilo que ele mais precisa.
Por exemplo, pense na Apple com o iPhone. Ninguém esperava um smartphone por parte da empresa em 2008, quando ela lançou o primeiro iPhone. Ainda que alguns modelos já tivessem sido lançados, a Apple popularizou esse conceito ao entender justamente o que o seu cliente esperava, mesmo que ele não soubesse: estar sempre online, sempre conectado, com um computador no bolso.
4. Não surpreenda negativamente
Existem vários tipos de surpresas. No geral, elas se classificam em dois grupos: a surpresa positiva ou a surpresa negativa. O ideal é sempre evitar a surpresa negativa e buscar a positiva. Afinal, se há um efeito significativo em aumento de fidelidade quando a surpresa é positiva, o efeito oposto acontece quando ela é negativa.
Por exemplo, suponha que a sua empresa tem uma relação muito profissional com os clientes e eles sempre esperam isso. No entanto, uma mensagem muito informal pode gerar uma surpresa negativa, que causará perda de opinião por parte do consumidor. É vital ter cuidado com isso.
5. Ofereça seus produtos e serviços de formas diferentes
Por fim, uma boa maneira de criar surpresas positivas para seus clientes é pensar em novas maneiras de oferecer seus produtos e serviços. Por exemplo, você pode vender lanches para seus clientes em seu restaurante, mas pode surpreendê-los com kits de ingredientes e instruções para que eles façam os mesmos pratos em casa, por conta própria. Isso é um diferencial sensível que pode surpreendê-los positivamente, dependendo do tipo de mercado e público.
Pronto! Agora que você já viu essas dicas para surpreender seus clientes em 2022, é hora de colocá-las em prática. Lembre-se de que essa proatividade ajudará você a angariar a atenção e o interesse dos consumidores, o que permitirá fechar mais vendas, mas também a fidelidade deles, para ganhar mais estabilidade. Use tudo isso em conjunto para conseguir alcançar os seus resultados desejados.
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