Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Conheça as principais tendências de mercado para 2022

Conheça as principais tendências de mercado para 2022

As tendências de mercado sempre renderam uma boa dor de cabeça para os analistas e especialistas, que sempre estiveram em busca das novas ondas do mercado, visando manter suas empresas no topo da crista da onda e surfar nos lucros.

Mas, com a pandemia de coronavírus, houve uma verdadeira revolução instantânea na forma como o público consome seus produtos. Aliando exigência com processos mais humanizados, o mercado acabou mudando drasticamente, se diferenciando muito do cenário pré-pandêmico.

A transição de muitas lojas do físico para o online também mudou o padrão de comportamento dos consumidores, que buscam algo prático, com preços acessíveis e totalmente empático com suas necessidades diretas, ou até mesmo indiretas.

Só para termos uma noção, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do varejo digital, entre janeiro e agosto de 2020, alcançou a marca de 56,8%, se comparado ao ano anterior. Fora isso, quase 130 mil lojas passaram a oferecer seus produtos na internet nos meses estudados.

Isso acabou se traduzindo em uma união de tecnologia com mercado, buscando facilitar a jornada de compra para os clientes, como a ascensão do Pix, uma transferência instantânea de conta para conta, e os pagamentos por aproximação, o que impede o contato com as superfícies, diminuindo o risco de se contaminar com alguma doença.

Isso porque as pessoas querem se sentir bem consumindo seu produto. Segundo uma pesquisa realizada pela equipe de transformação digital da Epsilon, 80% das pessoas preferem comprar de lojas que oferecem uma experiência personalizada.

Mas, apesar de algumas mudanças, as tendências de mercado continuam sendo bem visíveis para quem sabe onde olhar. Pensando nisso, separamos aqui as tendências mercadológicas que vão vir com força para 2022. Portanto, lápis e papel na mão. Vamos lá?

1 – Alimentação saudável

O mercado fitness tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente agora nos últimos anos, onde as pessoas têm se preocupado cada vez mais com seu estilo de vida. Isso é traduzido na redução de consumo de redes de fast food e de alimentos que podem ser prejudiciais à saúde em longo prazo.

2 – Bem-estar pessoal

Não somente a alimentação, mas também cuidados com a pele e aparência, são tendências que não pretendem cair tão cedo. Não somente a parte física, como os cuidados com a saúde mental também, vindo com uma reeducação psicológica, que não permite que uma emoção aleatória o prejudique de forma irremediável.

3 – Trabalho

A chegada do home office para certas profissões fez com que as pessoas ansiassem por um trabalho ao menos híbrido, entre presencial e remoto. Isso porque elas procuram serviços que demandem menos tempo de suas vidas – o famoso equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

A preocupação com a redução de postos de trabalhos com todas essas mudanças, e de uma qualificação constante para se manter no mercado de trabalho, também é algo que preocupa muitas pessoas.

4 – Conexão

As casas inteligentes, com os eletrodomésticos conectados, como smartphones que conseguem conectar e gerir toda uma casa com somente um toque, são uma grande tendência não somente para este ano, mas para um bom tempo. 

Isso também se deve à chegada do 5G no Brasil, que permite que essa “internet das coisas” comece a ficar cada vez mais acessível para todos. Mas vale frisar que, apesar dessa acessibilidade à tecnologia, o Brasil ainda tem uma diferença socioeconômica gigantesca, o que pode gerar um pouco de desconforto.

5 – Saúde financeira

A pandemia evidenciou a necessidade de uma reserva de emergência e também de uma aplicação de dinheiro para um rendimento bem acima da conhecida poupança. Isso ficou evidente em uma pesquisa da Serasa, em novembro de 2021, que acusou um endividamento em nível recorde, justamente por essa falta de reserva de economia.

6 – Comércio local

Seja um estabelecimento adquirido através de um leilão de imóveis e venda de casas, ou que seja de longa data, os comércios locais ganharam bastante espaço com a ascensão da internet, tanto pela comodidade e segurança, quanto pelo senso de comunidade, que proporciona comprar do comércio de seu bairro.

7 – Sentimento geral

A preocupação vai além do regional, mas também segue para o macro, como políticas públicas, que podem mudar os rumos do país, tanto para o bem, quanto para o mal. Apesar de, com a reabertura do comércio e a vacinação seguindo em ritmo galopante, existir um certo otimismo com o futuro em suas diferentes vertentes.

8 – Sustentabilidade

Por último, mas não menos importante, a preocupação com a natureza tem virado um assunto recorrente em diversas mídias, principalmente por causa das mudanças climáticas, que tomaram tanto espaço nos noticiários e nas redes sociais no ano passado. 

Por isso, tomar decisões sustentáveis para o seu negócio é uma boa forma de garantir uma boa presença pública no meio de seus concorrentes.

You must login to add a comment.

Posts relacionados