Ser um vendedor vai muito além de apenas atender um cliente e ajudá-lo a fazer uma compra. Para vender, é necessário seguir alguns passos, por isso criamos este artigo com 10 dicas para ser um bom vendedor.
Para ser um bom vendedor é necessário ter paciência, fazer da compra do cliente um momento agradável. É importante que haja um certo entusiasmo, mas isso não significa que para ser um bom vendedor é necessário nascer sabendo.
Com um tempo de dedicação e foco no ramo, você pode aprender as manhas do trabalho de vender e, dessa forma, desenvolver habilidades e atributos corretos.
Vamos às dicas:
Como ser um bom vendedor?
1. Pense em como você manterá o comprador interessado. Nenhuma venda acontece sem mais nem menos, portanto, é necessário manter a pessoa interessada em comprar o objeto desde o momento que ela entra na loja até a hora de efetuar a venda.
2. Uma maneira de saber construir uma carreira de sucesso é observando os mais experientes no ramo. Dessa maneira, você pode pedir ajuda e conselhos de vendedores mais experientes. Provavelmente eles dominarão mais técnicas de negócios que você.
Conheça o seu cliente
3.Conheça para quem você está vendendo. Pense em como você pode ser um bom vendedor para aquela pessoa específica. Enfim, como seria a melhor forma de negociar com ela, fazer com que ela se sinta confortável comprando com você.
4. Uma maneira de conquistar a confiança do cliente e gerar uma compra satisfatória tanto para você quanto para ele, é demonstrando que tem empatia. Dessa maneira, colocar-se no lugar do outro e tentar entender seus motivos, pode te ajudar a conseguir acordos melhores e compras que poderiam não ser efetuadas podem ser conquistadas.
5. Aproveite para aprender um poder maior de persuasão e convencer seu cliente de que aquela oferta ou aquele produto são o melhor para ele. Muitas vezes o cliente quer que você o convença daquela compra.
6. Ouça sempre o seu cliente. Deixe que ele pergunte, tire suas dúvidas a respeito do produto e sempre o responda de forma clara e objetiva. Não fale demais, fale o suficiente para conquistar esse negócio.
Muitos vendedores acreditam que falar muito acaba gerando a compra. Ficam cansando o cliente de tanto falar e acabam vencendo pelo cansaço. Mas isso não é uma coisa inteligente ou boa de se fazer.
Tenha ética
7. Tenha sempre a honestidade ao seu lado. Não minta para clientes a respeito de produtos ou tente enganá-los, pois uma hora ou outra isso pode acabar sendo virado contra você.
Caso o cliente perceba após um tempo que o produto que você vendeu não era bom, e você tenha jurado qualidade boa, este cliente irá comentar com as pessoas como você o enganou e o fez comprar algo que não era bom.
Ser honesto sempre pode lhe causar algumas perdas de negócios, mas lembre-se, mesmo que lhe custe um acordo, esse comprador saberá que você é capaz de vender um artigo de qualidade, e voltará a procurá-lo quando necessário.
Muitas compras são realizadas através de indicações de conhecidos, por isso, nunca menospreze a opinião de um cliente sobre você, ofereça sempre o seu melhor, seja para quem for.
Se aperfeiçoe
8. Tenha sempre uma atitude de quem entende do que está falando. Assim, não demonstre dúvidas e procure entender dos produtos que você vende. Os clientes se sentem mais confortáveis e seguros da compra quando o vendedor demonstra saber do que está falando.
9. Com a dica anterior, podemos perceber que é sempre necessário manter-se informado tanto sobre seus produtos, como também na arte de ser um bom vendedor.
É importante procurar sempre por novas técnicas e aprimorar-se com frequência. Seja empenhado em seu trabalho, vista a camisa!
10. Saiba que uma venda bem feita pode gerar diversas outras vendas, por isso, dê o seu melhor para que esteja sempre aprimorado em seu trabalho!
Agora que você leu nossas dicas, trabalhe para se tornar cada vez melhor e ser um bom vendedor.