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Expectativa de vendas para o Natal está positiva: como se preparar para a data

Expectativa de vendas para o Natal está positiva: como se preparar para a data

O Natal já começou no comércio de rua, e a tendência é de que o faturamento deste ano seja consideravelmente melhor que o de 2020, devido ao progresso da vacinação ao redor do país. A expectativa é de que o comércio físico cresça pelo menos 30% neste fim de ano, algo que já vem sendo observado desde já, com um aumento de movimento nos principais centros comerciais paulistanos, como a Rua 25 de Março e o bairro do Brás.

Desde o início da pandemia, a internet passou a ser o principal ponto de compras para os brasileiros, e muitos varejistas se viram forçados a ingressar no ambiente virtual para continuar trabalhando. Contudo, um levantamento realizado pela Adobe aponta que este ano o comércio físico pode ter uma certa vantagem, já que os descontos da Black Friday serão menores que os do ano passado. A previsão é de que a queda nos preços fique na média dos 22% – 5% menos do que em 2020.

O levantamento também mostra que 50% dos entrevistados planejam presentear amigos e entes queridos com bens físicos, então esse é o momento ideal para os comerciantes começarem suas campanhas de Natal e oferecerem ofertas mais interessantes que as encontradas na internet. As festas podem ser só em 25 de dezembro, mas a decoração do espaço físico e a preparação do site, caso também esteja vendendo online, começam a partir de já.

Um ponto importante para ficar atento é com respeito à reposição dos estoques. Muitos comerciantes estão enfrentando dificuldades com a falta de mercadorias natalinas disponíveis, o que também foi agravado pela pandemia. Se preparar previamente para esse momento é essencial, então agora é o momento de buscar novas mercadorias e repor o que acabou para ter o que vender em dezembro, quando a procura será ainda maior.

Não só de decoração vive o Natal, pois o que realmente movimenta esse mercado são os presentes! Independentemente do segmento da sua loja, ofereça descontos atrativos no que tiver disponível, seja um conjunto infantil ou um brinquedo. Por mais que ainda seja um momento difícil para competir com o ambiente virtual, muitas pessoas deixam para comprar presentes de última hora, então sempre há espaço para vendas físicas no fim do ano.

Além da preparação na loja, também é importante dedicar a mesma atenção para o e-commerce, já que as vendas online continuam em alta. Assim, é possível explorar o melhor dos dois mundos e faturar bem em ambos. 

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