Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Gatilhos mentais como usar para vender mais

Gatilhos mentais como usar para vender mais

Os gatilhos mentais geram o desejo de compra do produto ou serviço, eliminam possíveis objeções na hora de finalizar a compra, e se torna uma compra por impulso, por emoção. 

Em suma, são técnicas de persuasão que usam da emoção e percepções a favor da conversão da venda. São decisões escolhidas automaticamente, para diminuir o desgaste. Se usados com ética e responsabilidade não há problemas. 

Quando usado com sabedoria, é um tipo de comunicação poderoso e capaz de converter boa parte de quem for impactado. Quer saber como usar os gatilhos para vender mais? Então, continue lendo e confira!

Gatilhos mentais e o marketing digital

Gatilhos mentais estão presentes em detalhes que muitas vezes passam despercebidos, como, por exemplo, uma personalização de e-mail marketing, um tratamento mais pessoal ou uma mensagem por aplicativo que trate o cliente como quem ele é, chamando-o pelo nome e gerando aproximação. 

Esses gatilhos se encaixam em produtos, serviços, avisos de conscientização e qualquer outro segmento da mensagem. 

Por exemplo, disparar um e-mail marketing com um aviso de descarte de lixo eletrônico corretamente, tratando o destinatário como por quem ele é, seu nome, o atingirá diretamente, e ele irá identificar essa mensagem como pessoal, podendo assim, descarregar sua atenção ao conteúdo.

Como usar gatilhos mentais?

O tratamento humano demonstra carinho e respeito por quem cada um é, determinante assim para decisão de dar atenção e comprar ou fazer ou ignorar. Fazer com que o consumidor se sinta próximo possibilita que ele se identifique com a empresa, dê a ela a atenção que precisa e assim, realizar o objetivo de compra.

Outra forma de acionar gatilhos mentais de forma sutil é utilizar da escassez, pois quanto mais escasso, mais valioso ao desejo do consumidor. Emitir mensagem de urgência, estimula a ansiedade pela aquisição que o consumidor pode ter, fazendo assim com que ele compre antes que fique sem.

Entretanto, para fazer uso deste gatilho, a escassez precisa ser real. Não se deve utilizar métodos enganosos de marketing, e perder um cliente sai muito mais caro do que não vender. 

Existem quatro tipos de escassez a ser alarmada:

  • Tempo: quando a oferta tem limite de prazo;
  • Bônus: quando um adicional é entregue junto com a compra quando feita dentro de um período estipulado; 
  • Vagas: quando um número de vagas é anunciado com período de tempo estipulado;
  • Escassez de lotes: quando somente um lote de produto ou serviço contempla um benefício.

Um dos gatilhos mais usados é o de autoridade, quando mostra-se um especialista no assunto recomendando o produto ou serviço apresentado na oferta. Deve-se atentar para que a autoridade em questão esteja em sintonia com seu público e entregue a confiança que precisa ser entregue. 

Se a autoridade for anunciada como especialista em chave de nível, por exemplo, ela realmente deve ser. Caso isso não aconteça, os resultados podem ser desastrosos. 

Fazer uso de argumentos que mostrem as razões para adquirir o produto e/ou serviço também é um tipo de gatilho mental, quando se mostra a oferta e no mesmo instante já tenha a resposta do porquê do cliente comprar, qual o benefício que ele vai ter.

Por último, falamos do gatilho por antecipação, quando é despertada a curiosidade de acordo com o tanto de informações cedidas, por exemplo, semanas antes do lançamento de um novo amplificador de som e-mail começa a ser enviado com tom de “Aguarde”, e as informações enviadas aos poucos, prendendo a atenção e curiosidade sobre.

Com isso, concluímos que devemos usar gatilhos mentais que impulsionam as vendas, mas com consciência e responsabilidade, de forma transparente e clara com o cliente.

Dedicar-se aos detalhes e trazer o toque humano aos anúncios é um fator determinante para a decisão de compra.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados