Sair de uma empresa privada por motivos de demissão ou escolha própria nunca é uma tarefa fácil. Abrir mão de uma vida assalariada para abrir o próprio negócio é uma decisão complexa, especialmente em um cenário de pandemia.
Apesar de o empreendedorismo parecer um caminho com muitos obstáculos, existem formas de minimizar os riscos, que podem ser driblados com planejamentos que se adequem aos seus negócios e às necessidades do seu público-alvo. E isso fica mais fácil quando você encontra o modelo de negócio ideal.
É possível enxergar novas oportunidades e abrir portas, mesmo com o cenário atual, porque, de fato, um cenário de recessão econômica apresenta muitos desafios.
No entanto, é possível ser bem-sucedido nesse cenário. Em março de 2021, um levantamento publicado pelo Sebrae mostrou que 69% dos pequenos negócios se adaptaram e começaram a vender online. Um estudo do Mapa de Empresas também mostrou que mais de 3,3 milhões de empresas foram abertas em 2020 – um recorde histórico, com crescimento de 6% em relação a 2019.
Abrir e gerenciar um pequeno negócio exige muita resiliência e uma gama de conhecimentos e habilidades do novo empreendedor. Compreender o público e o mercado para realizar as vendas, elaborar estratégias de marketing com criatividade, ter um estoque e um fluxo de caixa controlado são essenciais para uma boa administração e uma empresa bem-sucedida.
Se você quer começar a empreender, mas está precisando de um empurrão, criamos uma lista com cinco passos para você começar o seu negócio com o pé direito!
Saiba em que ramo quer atuar
Se você ainda tem dúvidas de qual negócio abrir, é importante pesquisar os tipos e ramos de negócios que existem e escolher a área que você tem mais afinidade para atuar. Se você já sabe mais ou menos qual é o tipo de empresa que quer abrir, dê uma pesquisada no mercado, nos seus concorrentes e faça uma lista de quais podem ser os seus diferenciais.
Pense como cliente, e não como dono
Um negócio bem-sucedido depende do serviço ou bem de consumo que ele vai oferecer. Por isso, é importante verificar o mercado, se já está saturado, se existe um público significativo para o que você deseja vender, etc. Analisar o problema que você quer resolver e a forma que irá apresentar seu produto de forma diferenciada para o seu consumidor antes de abrir o negócio fazem toda a diferença.
Estude muito
Mesmo que você atue em uma área que já conhece, é preciso buscar uma capacitação mais técnica. O seu conhecimento sobre o ramo precisa estar à altura da empresa que você vai abrir. Isso vale para negócios autorais ou para franquias – mesmo que seja uma empresa padronizada, você precisa de algum nível de capacitação.
Um curso de administração, mesmo gratuito, pode te ajudar a ter uma visão mais estratégica e empreendedora. Não deixe de investir seu tempo nisso.
Não se envolva com gastos no início
Se você acha que só dá para abrir um negócio investindo muito dinheiro, está enganado. Os gastos com aluguel e contratação de pessoas só devem ser feitos depois de muita preparação e de uma venda-teste do seu serviço ou produto. Até porque é só com o produto rodando que você vai ter ideia se ele precisa de algum ajuste, o que pode ser melhorado, o que pode baratear a sua logística e outros detalhes. E lembre-se de que se preparar é algo que não tem custo. Conheça e melhore seu negócio primeiramente e invista depois.
Invista em um bom time
Não deixe de investir em empregados qualificados para sua empresa. Eles não são um gasto a mais: são um gasto a menos. Você pode ter uma ótima ideia, mas, se as pessoas que lidam com ela forem medianas, o seu negócio pode ruir. Isso vale para sócios e funcionários, pois devem ajudar nas áreas que você tem dificuldade e melhorar o seu empreendimento, trazendo novas soluções, e não novos problemas.