Apesar de frequentemente ser associado à tecnologia, o conceito de inovação é bastante amplo. Mas, de modo geral, compreende-se que inovar é um estado de espírito em que alguém se propõe a fazer algo novo. Embora a tecnologia seja fundamental hoje em dia, ela é apenas um dos recursos que possibilitam a criação de soluções inovadoras.
Continue a leitura e confira algumas dicas para implantar a inovação em sua empresa e otimizar processos que nosso time preparou especialmente à comunidade SEBRAE. Acompanhe!
Entenda o conceito de inovação
Quando aplicamos o conceito de inovação no contexto empresarial, percebemos que inovar indica a modificação de processos que permitam o alcance de novos resultados. Assim, entende-se por inovação a adoção de novas estratégias e métodos de trabalho, por meio da implementação de novas ideias, processos ou ferramentas inovadoras.
Para inovar no mercado a sua empresa pode investir em várias estratégias. Confira algumas delas:
Remodele o controle de ponto para implantar a inovação
Estamos em um mercado altamente competitivo e dinâmico que exige uma reformulação de processos, portanto, inovar é fundamental para o sucesso da sua empresa. Mas, vale pontuar que antes de desenvolver qualquer estratégia externa você precisa adequar a estrutura interna da sua empresa. Neste sentido, a otimização do sistema de ponto é um dos principais aspectos para melhorar os resultados da sua empresa.
Nada de gastar horas e horas tentando entender a jornada de trabalho e as horas extras realizadas pelos colaboradores, afinal, tempo é dinheiro. Existem atualmente várias tecnologias que facilitam o controle de ponto, o cálculo de horas extras, banco de horas e o descanso semanal remunerado.
É possível controlar todo sistema de ponto por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets), permitindo que o empregador e os funcionários consigam acompanhar precisamente as horas trabalhadas e a produtividade, garantindo uma relação de trabalho segura e satisfatória para ambos os lados.
Avalie a qualidade
Não basta criar soluções inovadoras, é importante que você avalie quais são os impactos positivos e negativos que uma estratégia de inovação pode ocasionar no ambiente corporativo.
Estabeleça metas e utilize indicadores que demonstrem o grau de confiança dos seus clientes em relação aos seus serviços ou produtos. Ao utilizar índices de qualidade, você consegue mensurar a capacidade real da sua empresa, produtos ou serviços que atendem as expectativas dos clientes.
Melhore a produtividade
Ser produtivo é conseguir prestar os serviços em tempo hábil, garantindo a eficiência e a qualidade dos serviços. Assim, após avaliar a qualidade da sua empresa, você consegue identificar quais são as suas ineficiências e consegue definir estratégias de melhores práticas de gestão que possibilitem o aumento de produtividade, ou seja, a redução do tempo gasto para executar um serviço.
Percebeu a relação entre controle de ponto, qualidade e produtividade? Quando temos controle da jornada dos colaboradores, conseguimos aumentar a qualidade e a produtividade da empresa.
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Este artigo foi escrito por Natalli Krissa, da TiqueTaque – Relógio de Ponto e Controle de Ponto Digital.