A Black Friday é um evento muito aguardado no ano pelo comércio, mas porque não aproveitar essa data e fazer uma Black Friday para restaurante?
A Black Friday acontece sempre na última sexta feira de novembro e é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Por ser conhecida por proporcionar aos clientes promoções irresistíveis sempre há busca da melhor oferta e fazer ela no seu restaurante irá chamar a atenção desse público.
Portanto, pense bem nas ofertas que irá proporcionar e a qual público irá destinar elas, um mais específico ou um maior e mais abrangente.
Dicas Para Realizar a Black Friday Para Restaurante
O intuito das promoções e ofertas é instigar a curiosidade e o impulso do cliente de comprar.
Como o exemplo das grandes empresas de fast food, que no em 2019 criaram campanhas arrasadoras com oportunidades imperdíveis, mais focadas em vender em grandes quantidades.
Assim, o MCDonald ‘s no dia da Black Friday oferecia seus sanduíches clássicos por $4,99 e até 10 cheeseburgers pelo preço de um ($20,00).
É claro que poucos clientes resistiram a essa oportunidade e as vendas foram em massa.
Um outro exemplo foi o de sua concorrente, o Burger King, oferecendo 6 sanduíches por $15,00 em compras pagas pelo mercado pago.
Além de os seis sabores poderem ser escolhidos entre os seis de seus sanduíches favoritos.
As duas empresas, visaram vendas em grande quantidade, uma estratégia que traz muitos resultados, mas é claro, nem todos estabelecimentos tem oportunidades de ofertar tanto e por preços tão baixos.
Entretanto, é totalmente possível utilizar da grande ideia dessas redes em seu estabelecimento e criar preços especiais para vendas em maiores quantidades estimulando o cliente a comprar mais.
Assim, selecione combos de produtos por preços especiais, podendo ser combos com o mesmo produto ou variados. Acredite, irá instigar os clientes a compras se a oferta for boa.
Cupons de Desconto
Os cupons de desconto são ofertas de sucesso sempre que disponibilizados e em todas as épocas do ano.
O cliente se sente especial ganhando aquele cupom e consegue perceber o benefício ganhado com aquilo.
Então, na Black Friday para seu restaurante invista em cupons especiais e atrativos e garanta que seus clientes saibam deles.
As opções são bem variadas, podem ser de 10% até 70%, o que for mais conveniente a você.
Um outro atrativo interessante é lançar cupons especiais a clientes antigos, como um desconto maior aqueles clientes que sempre te visitam, afinal, manter o freguês assíduo feliz é sempre bom.
Assim, para isso, certifique-se que esses clientes saibam do cupom diferenciado, enviando a eles pela ferramenta de comunicação que tiverem, além de poder propor cupons menores a novos clientes.
Dessa forma, instiga gente nova a te visitar e eles verão como você se importa com seus clientes e caso satisfeitos irão voltar mais vezes.
Ofereça Itens Gratuitos
Sabe aquele item que tem grande saída em seu restaurante, então imagina oferecer ele gratuitamente quantas pessoas não chamaria a seu estabelecimento.
Mas é claro que é preciso ter um limite, afinal não dá para dispor de tudo gratuitamente.
Para isso, disponha um certo produto gratuitamente as 30 primeiras pessoas, ou se disponibilizar produtos pesar de mais em seu orçamento uma outra saída é propor a bebida ou uma sobremesa grátis.
Então na Black Friday de seu restaurante incentive as pessoas a gastar para ganhar um bônus e por estar ganhando algo pode até gastar mais.
Compre Um e Leve Mais
Outra proposta que chama muita atenção é comprar uma quantidade e levar mais, essas promoções são variadas, compre 1 e leve 2, compre 2 e leve 3 e outros valores.
Assim, quando o cliente compra algo ele leva uma bebida, uma sobremesa ou até o mesmo produto grátis.
Essa oferta chama atenção dos clientes, inclusive se você tiver um cardápio digital, os valores e produtos podem ser modificados para facilitar o cliente de os checar.
Se ainda não conta com um cardápio digital e gosta da ideia, não perca mais tempo e crie um para seu negócio.
Um bom exemplo é o GrandChef, que possibilita criar um cardápio online personalizado a seu gosto e fácil de atualizar.
Assim, a cada mudança que precisa fazer é muito simples e não tomará muito de seu tempo.
Além disso, você ainda pode usar seu cardápio digital para delivery, possibilitando que ao abrir o cardápio para o conferir o cliente também possa realizar pedidos no horário de atendimento.
Fácil de compartilhar, é simples para o cliente pedir e você ainda não paga taxas por produtos, além de otimizar muito seu tempo e trabalho.
E com um delivery, você ainda pode disponibilizar frete grátis durante a Black Friday e arrasar nas vendas. É bom de mais não é mesmo.
Aproveite os benefícios do GrandChef, baixe agora e faça um teste grátis, tendo seu restaurante na palma de sua mão.
Faça Sorteios Pelas Redes Sociais
As redes sociais é o grande lugar para fazer as divulgações na atualidade, com uma promoção você chama a atenção dos clientes e ainda consegue aumentar sua divulgação.
Disponibilize alguns dias antes a imagem do sorteio, as informações do produto e as regras para o sorteio. è comum mandar curtir e compartilhar a foto e marcar alguns amigos.
Assim você aumenta seu alcance e número de visualizações. Mas, lembre que você deve cumprir com o que promete.
Então, disponibilize ao ganhador exatamente o que foi prometido, propagandas enganosas não são bem vistas e acaba com a imagem de sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog do GrandChef, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre o ramo alimentício.