Já faz um bom tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas ferramentas de interação entre as pessoas. Após as empresas descobrirem um alto potencial nessas plataformas, elas também acabam se tornando ferramentas poderosas de marketing digital.
E nenhum setor ficou de fora! Seja comércios, empresa de tratamento de água, indústrias, entre outras diversas áreas aderiram às redes sociais como parte das suas estratégias de marketing.
Afinal de contas, por meio dessas mídias, é possível anunciar ofertas, ampliar o relacionamento com os clientes, vender, compartilhar informações e até mesmo gerar leads!
Isso mesmo. Os leads podem ser gerados em diferentes canais do marketing digital, e um desses principais canais são as redes sociais.
Isso, pois nestes ambientes é possível fazer com que os usuários se convertam e se tornem uma oportunidade de negócio.
E se você quer descobrir como é possível gerar leads por meio das redes sociais, neste post nós iremos te explicar sobre todos os detalhes do tema. Não deixe de nos acompanhar nas próximas linhas! Vamos lá?
1- Defina as personas para o seu negócio
Antes de mais nada, definir uma persona é um passo essencial. Ela se trata de uma representação fictícia das características em comum do seu público-alvo.
Definir uma persona significa começar a direcionar os seus esforços para as pessoas que mais se encaixam no perfil do seu público-alvo. Assim, você terá estratégias mais precisas e até poderá reduzir os seus custos por lead qualificado!
É muito importante nas pessoas que possuem o potencial de se tornar futuras compradoras do seu negócio. Com isso, seu esforço com certeza será mais frutífero e você colherá ótimos resultados no longo prazo.
2- Descubra as redes sociais certas para as suas personas
Se pensou que, para gerar leads por meio das redes sociais, bastava apenas escolher uma plataforma aleatória e ter bons resultados, saiba que, na prática, é bem diferente.
Isso porque, nem todos os leads estão concentrados em uma rede social. Por essa razão, com as personas definida, ficará mais claro onde encontrar seu público.
Por exemplo: imagine que a sua persona seja um gerente de projetos do segmento de
revestimento de cilindros, e possua de 50 a 100 funcionários.
Pensando nessa persona, em quais redes sociais você a encontrará? Uma delas, por exemplo, poderia ser o Linkedin.
3- Explore as diversas possibilidades que as redes sociais oferecem
Agora que você sabe sobre a sua persona e em quais redes elas se concentram, é importante analisar as possibilidades dessas plataformas.
Por exemplo: o Facebook, assim como o Instagram, contam com mecanismo de links patrocinados. Isso significa que se você vende produtos como etiqueta de segurança, é possível direcionar anúncios segmentados para seu público-alvo.
Identificar as vantagens de cada rede faz toda a diferença no momento de gerar leads por meio das redes sociais.
3- Transforme seus visitantes em leads
Por fim, chegou a hora de elaborar estratégias para gerar leads nas redes sociais! Aqui, você pode utilizar ações como a criação de Landing Pages, ou até mesmo compartilhar conteúdos para atrair seus visitantes para seu website.
Todo meio de conteúdo são ótimas opções para chamar atenção dos leads e fazer com que eles se transformem em clientes fidelizados!
Agora que você já sabe com gerar leads por meio das redes sociais, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post?