Quando você se aprofunda no mundo das relações públicas e do marketing, há duas siglas que ouvirá com frequência – B2B e B2C. Mas o que eles significam exatamente?
O que significa a sigla B2B?
B2B significa business to business. Isso significa que uma empresa tem como alvo outras empresas para vender seu produto ou serviço. O que isso significa em termos de marketing?
Todo o marketing deve ter como alvo empresas, e não indivíduos, pois a pessoa que compra os produtos o fará em nome da empresa. Por exemplo, o marketing B2B seria relevante para uma empresa de limpeza que lida especificamente com espaços comerciais.
O que significa a sigla B2C?
B2C significa business to consumer. Isso significa que uma empresa tem como alvo consumidores individuais. Portanto, a estratégia de marketing muda para a de B2B – elas precisam ser aplicadas às pessoas, e não às empresas. Um exemplo de quando o marketing B2C seria relevante é um corretor de imóveis que vende para o público em geral.
Nota: O que significa B2C …
É importante fazer essa distinção, pois a estratégia de marketing que você cria depende muito de para quem você está fazendo marketing.
Como a compra B2B é mais complicada, envolvendo muito mais pessoas que precisam concordar nas decisões de compra, o marketing tem que se adequar a toda a empresa. Mesmo se houver alguém encarregado de comprar, pode haver alguém acima dele assinando todas as compras que fizerem, o que significa que ambos terão que concordar.
Em uma situação B2B, obter o conhecimento do que o produto oferece também é crucial – as empresas precisam acreditar que este produto melhorará a empresa e, por sua vez, aumentará os lucros.
O bom marketing mostrará que o produto ou serviço economiza tempo, dinheiro e recursos. As empresas que estão sendo vendidas geralmente entendem a terminologia complexa e o jargão do setor, portanto, seu marketing pode utilizá-los.
Em comparação, o marketing B2C terá como alvo as pessoas que terão menos tempo para consumi-lo. Eles querem entender facilmente e sentir uma conexão com a empresa.
O jargão funcionará contra você no marketing B2C, pois a maioria do seu público não será especialista na área. Freqüentemente, os consumidores apreciarão um tom mais informal. Ao contrário das empresas, os consumidores costumam comprar com base nas emoções. Portanto, o marketing B2C deve se concentrar em apelar para essas emoções e provar que o produto ou serviço pode melhorar a vida do consumidor.
Pode não parecer a maior distinção, mas é importante, no entanto. Os hábitos de compra desses dois grupos são muito diferentes e, portanto, a maneira como eles estão marcados deve refletir isso.
Ao entender por que alguém está comprando seu produto ou serviço, você pode comercializá-los com eficácia e, em última análise, obter um lucro melhor.