Muitos ainda não perceberam, mas o mercado está cada vez mais acirrado. Seja no segmento de comércio, indústrias, fornecedores, empresas de cesta de natal, dentre outros, a cada dia surge novas empresas com diferenciais exclusivos.
Além disso, os compradores estão mais conectados, exigentes e informados. Basta um atendimento ineficiente oferecido pela empresa, que um cliente pode nunca mais comprar ou fechar um contrato com o seu negócio. Essa é a nova realidade.
Por essa razão, buscar a melhoria na experiência do cliente (customer experience) se tornou um fator indispensável para as empresas sobreviverem se desenvolverem nos dias atuais.
O investimento em melhorias na interação entre a empresa e clientes é um dos maiores diferenciais para se destacar em tempos de competitividade.
Ao oferecer uma boa experiência ao cliente, você estará garantindo seus clientes e prezando pela imagem da marca.
Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar as melhores dicas para melhorar a experiência do cliente em seu mercado. Quer saber mais sobre isso? Então continue nos acompanhando neste post! Vamos lá?
1. Utilize a classificação NPS
O NPS é a abreviação para Net Promoter Score, que pode ser traduzido ao português como Índice Líquido do Promotor. Ele se trata de uma classificação do nível de lealdade do cliente.
O seu cálculo é realizado a partir da resposta para essa pergunta: de uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa ou um produto ou serviço, como outsourcing de impressão, para um familiar ou amigo?”. Então, os respondentes são classificados em três categorias:
- Detratores (notas de 0 a 6): estão parcialmente ou totalmente insatisfeitos com a empresa;
- Neutros (notas 7 e 8): satisfeitos, mas não fidelizados. Podem facilmente ser atraídos por concorrentes;
- Promotores (notas 9 e 10): são clientes fiéis e fidelizados.
2. Faça omnichannel
Outra dica para melhorar a experiência do cliente é por meio do omnichannel. Ele diz respeito a uma forma de integrar os diversos canais de comunicação do seu negócio.
Por exemplo: se você atua no ramo de esquadrias de alumínio, e utiliza as redes sociais, e-mail, telefone e aplicativos para se comunicar, o atendimento omnichannel busca forma de integrar esses canais.
Lembrando que também é possível integrar os canais offline como online. Dessa forma, é possível proporcionar uma experiência mais diferenciada, isso, pois os consumidores irão te achar com mais facilidade e rapidez!
3. Invista em um CRM
O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é um sistema que busca a automatização dos processos de comunicação entre a empresa e o cliente.
Ele registra e gerencia dados de leads e consumidores, armazena histórico de atendimento e busca melhorias e simplicidade para a experiência do consumidor com a sua marca.
Essas três formas, se utilizadas de maneira eficientes, podem proporcionar mais clareza para que a empresa ajuste suas estratégias e se diferencie diante da concorrência por meio de uma experiência satisfatória!
Agora que você já sabe como é possível melhorar a experiência dos seus clientes, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!