Por gentileza, gostaria de saber qual o procedimento para que o cliente devolva o material que foi exportado errado e o envio do material correto.
Elaine CeccheriniNovo na comunidade
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Boa tarde!
Não tenho uma resposta padrão para o problema a ser reportado. O que entendo é a necessidade de se observar o que está descrito no contrato de exportação, no que diz respeito à devolução do material encaminhado e como isso deverá ser realizado.
Da forma como você colocou a questão, a falha ocorreu no âmbito de atuação do exportador, assim o que deverá ser feito (observado o que está descrito no contrato de exportação) é um contato com o importador, solicitando que proceda à devolução do material errado (sem ônus para ele, que deverá ser reembolsado pelo exportador) e, uma vez embarcado o material com os dados da invoice em mãos, a empresa exportadora encaminhar o material efetivamente comprado.
Adicionalmente, já que não sei que tipo de exportação é essa, poderia ser enviado algum brinde com um pedido de desculpas pela falha. Além de preservar o nome da empresa exportadora, ainda pode fidelizar o cliente.