Olá. Eu possuo uma empresa de laticínios, fornecendo principalmente para churrascarias, restaurantes e lanchonetes e, devido ao coronavírus, estamos com o faturamento beirando a 0. Como forma alternativa, optamos por fazer vendas online, porém queremos avançar com o tema mas estamos com o seguinte empecilho. Se atuarmos como um delivery teremos que pensar na logística rápida para atendimento ao cliente, funcionando de manhã e de tarde. Creio que esse seja o maior empecilho no momento. Porém, o que mais nos atrai seria o modo de venda “convencional” pela internet. Você compra, pode agendar uma entrega. Não necessariamente você vai receber em 1h, mas sim em até um dia útil. Mas aí eu perderia integração com os principais marketplaces de delivery, como o ifood e rappi. Não vejo nenhum ERP que faça integração com um sistema de loja virtual (sem ser delivery) + ifood e rappi. Poderiam me da um suporte quanto a isso?
Olá Leandro
Publiquei recentemente aqui no Sebrae um artigo com todas as dicas para quem deseja vender pela Internet. Você poderá acessar este artigo através deste link https://respostas.sebrae.com.br/como-vender-pela-internet/
Um grande abraço e sucesso!
Boa tarde Leandro. Quem deseja vender alimentos on-line deve se preparar para diversas questões, que vão desde a fabricação até o transporte e o armazenamento dos produtos. Seguindo alguns passos, o sucesso do seu empreendimento só dependerá da aprovação do paladar dos consumidores.
1- Esteja alinhado com a legislação em vigor
Alguns tipos de laticínios, como o iogurte e o queijo, necessitam de um selo de registro do Ministério da Agricultura para serem comercializados. Outros necessitam de embalagens próprias para estejam em conformidade com as leis da vigilância sanitária. Para facilitar o esclarecimento de dúvidas, busque uma unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para se informar sobre todas as legislações que envolvem o tipo de produto alimentício que você deseja vender on-line.
2- Tenha as licenças e alvarás
Além do Sebrae te ajudar com as legislações que envolvem o seu produto, eles também conseguirão te orientar em relação às licenças e aos alvarás. Com a legalização do seu negócio, a esfera pública passa a ser sua aliada e assim você evita multas e apreensões.
3- Limpe e organize o seu ambiente de trabalho
Lidar com alimentos não é fácil. O ambiente onde o seu produto será feito e manipulado deve seguir todas as normas do manual de boas práticas de fabricação. Dê uma olhada no manual no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e conte com a ajuda do Sebrae para garantir uma capacitação no assunto.
4- Forneça as informações no rótulo do produto
Todos os produtos industrializados devem ter um rótulo que detalha a composição do alimento. Liste:
– os ingredientes em ordem decrescente à quantidade usada;
– a data de fabricação;
– o prazo de validade;
– a presença de glúten, de laticínios ou de castanhas;
– o peso;
– a quantidade;
– o nome de quem produziu;
– os dados de contato.
5- Tome cuidado extra com os alimentos feitos na hora
Se o seu site vai comercializar produtos feitos na hora, tome cuidado com o sistema de transporte. Faça uma pesquisa sobre os horários que os consumidores mais fazem esse tipo de pedido e reforce o time de entregas para que os alimentos não fiquem aguardando por muito tempo para serem consumidos. Além de afetar o paladar, alimentos que ficam prontos e demoram para serem consumidos podem azedar.
O conselho é encontrar já alternativas para a baixa nas vendas. E já que o corona impede que as pessoas vão até o seu negócio, a solução é ir até elas. Já pensou em implementar um serviço de entrega no seu negócio? O mercado de delivery é diversificado e significa oportunidade para vários tipos de estabelecimento, desde restaurantes até pet shops, passando por lavanderias e farmácias.
Confira então dicas de como usar essa solução a seu favor e contornar problemas com o fluxo de caixa, mantendo as vendas:
1. Preste um bom atendimento
As empresas que elevam a qualidade da prestação de serviço passam a ser mais competitivas no mercado, pois um bom atendimento conquista e fideliza o cliente. Quem tiver contato direto com o consumidor deve seguir alguns requisitos básicos para atender bem o público:
– Conhecer a empresa para oferecer as melhores soluções disponíveis.
– Falar de maneira clara e objetiva, para não deixar o cliente com nenhuma dúvida e passar confiança.
– Saber ouvir e compreender o consumidor, para entender suas necessidades e solucionar problemas.
– Conhecer o perfil dos clientes da empresa, para dar a eles um tratamento diferenciado.
2. Cumpra os prazos
Esta dica é curta, mas essencial, e faz toda a diferença para quem usa o serviço de delivery: os seus consumidores buscam rapidez e segurança no transporte do produto. Por isso, a sua empresa precisa ser eficiente na entrega, já que cumprir o prazo estabelecido é um fator relevante e decisivo para fidelizar a sua clientela.
Portanto, estabeleça um tempo de entrega possível de ser atendido para não deixar frustrar a expectativa das pessoas e acabar perdendo futuros negócios.
3. Diversifique os meios de pagamento
Ampliar as opções de pagamento é estar preparado para atender a todos os tipo de clientes, tanto aquele que pagará à vista como o outro que fará o pagamento em cartão. Ou, ainda, aquele que vai utilizar seu smartphone ou tablet para finalizar a compra, além de abrir um canal para atrair e fidelizar esse cliente.
O cartão de crédito ainda é o mais popular entre os consumidores brasileiros, principalmente por suas duas maiores vantagens: praticidade e prazo de pagamento.
Nos cartões de débito, o pagamento é feito à vista. Assim, o empresário garante o recebimento do valor pelo preço total do serviço ou produto, reduz a inadimplência e promove agilidade nas transações.
Mais um reflexo da expansão do universo online a tendência no mercado são os serviços de pagamento por dispositivos móveis. Basta acoplar um pequeno dispositivo ao próprio telefone, que funcionará como uma maquininha de crédito ou débito.
4. Ofereça horários flexíveis
Oferecer serviços delivery em horário alternativo, não comercial, é vantajoso para empresas ampliarem a cartela de clientes, atendendo a demanda de quem precisa resolver emergências à noite, por exemplo. Fique atento, porém, aos custos adicionais que isso pode gerar à sua empresa.
5. Divulgue a novidade
A divulgação é fator fundamental para o sucesso do seu novo serviço. Mesmo que haja qualidade nas entregas e valores justos, se ninguém conhece o seu sistema de entregas, a sua inovação pode acabar não servindo para muita coisa.
A internet é terreno fértil para divulgar suas ações, ainda mais em tempos de reclusão. Afinal, com ela você consegue quebrar barreiras de acesso a públicos específicos e diminuir os custos, já que pode expor o seu produto ou serviço em milhares de sites, redes sociais, buscadores e reprodutores de conteúdos espalhados em diferentes links e acessados por diferentes perfis de pessoas.
E como sabemos que divulgar os seus serviços pode fazer a diferença para um momento tão delicado, separamos um curso online e gratuito para você descobrir como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para o seu negócio.
6. Faça parcerias e estabeleça taxas
Criar parcerias com postos de gasolina e lojas de autopeças pode ser vantajoso para os pequenos negócios. Contar com o auxílio desses estabelecimentos, fundamentais para o funcionamento das motos, é necessário para que o serviço não seja interrompido.
Além disso, estabelecer parcerias com outras empresas de delivery é uma opção para não deixar de atender a necessidade do cliente, caso a entrega seja solicitada para regiões que fogem do âmbito de entrega do seu negócio.
Falando nisso, você deve pensar também na cobrança da taxa de entrega. É melhor definir uma região a ser atendida do que atender toda a cidade e cobrar uma alta taxa para entrega. O ideal é começar atendendo bairros próximos e de fácil acesso.
Atenção: para garantir excelência no serviço é necessário oferecer retaguarda ao motoqueiro, de modo a atendê-lo em emergências. Uma boa saída pode ser a implementação de um sistema de comunicação por rádio por celular. Além disso, é fundamental que haja manutenção periódica das motos, para que o trabalho não seja interrompido durante o percurso.
Implemente um serviço de delivery na sua empresa para driblar a crise.
Fonte: https://www.iset.com.br/blog/6-dicas-para-quem-quer-vender-alimentos-on-line/