De acordo com o PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), o Brasil fechou o mês de abril com um recorde negativo: 77,7% da população endividada de alguma forma.
Com isso, a Dashboard de vendas das empresas cai e muitos cidadãos não sabem o que fazer para continuar consumindo, mesmo que seja para adquirir uma refeição para colocar em seus pratos. Pensando nisso, criamos este guia para que os consumidores não corram esse risco, mas possam adquirir itens básicos, de alguma forma.
Tenha um fundo de emergência de reserva
As economias de emergência são muito importantes para essas situações. A melhor prática, ao tentar estabelecê-la, é ter pelo menos 6 meses do seu salário guardado.
Isso cobrirá suas despesas quando precisar de dinheiro para um custo inesperado, mas necessário. Imagine que a porta de enrolar do seu negócio quebrou e você precisa acionar a equipe de manutenção, por exemplo, é sempre importante ter uma reserva para arcar com esses gastos.
Pague os saldos do seu cartão de crédito na totalidade
A melhor maneira de manter seus gastos sob controle é pagar o cartão de crédito à medida que os prazos forem chegando. Portanto, se fizer uma compra e o fechamento do mesmo é dia 10 de cada mês, não espere que a data passe e nem divida os débitos.
Concentre-se nas necessidades
Corte hábitos desnecessários. É isso que gestores de nichos tão distintos quanto os de moda ou de Branding Industrial fazem para aliviar as dívidas.
Portanto, tente ir ao seu restaurante favorito apenas uma vez por mês, evite comprar aquele purificador de ar apenas por luxo ou reduza suas compras online. Quanto mais desejos forem eliminados, melhores serão suas finanças.
Tudo é melhor com um orçamento
Tenha uma planilha com as despesas mensais, assim poderá acompanhar melhor para onde seu dinheiro está indo, se pode guardá-lo ou gastá-lo. Se chegar o momento em que precisa fazer um grande corte de suas despesas, saberá exatamente aquilo que ‘pode ficar para depois’.
Não use o cartão de crédito para adiantamentos em dinheiro
Se precisa usar seu cartão de crédito para comprar algo supérfluo, como um letreiro de led, por exemplo, é um sinal de que você está abusando de suas finanças. Lembre-se que as taxas são mais altas do que as compras regulares e, com isso, sairá em desvantagem.
Limite o número de cartões que você tem
Vários cartões significam vários pagamentos e juros cumulativos. As chances de perder o controle de seus gastos e pagamentos é grande. Esse conceito é tão importante para sua saúde financeira quanto o Marketing para indústria é para os gestores que querem mais visibilidade em seus negócios.
Em caso de aumento salarial
Se tiver um aumento salarial, tente se manter com o valor antigo e guarde o restante numa poupança ou faça investimentos. Afinal, se conseguiu chegar tão longe com o montante anterior, certamente poderá permanecer assim por mais tempo.
Confira as promoções
Os alimentos estão na categoria dos “obrigatórios”, mas verifique as promoções para minimizar os gastos. Isso fará com que o consumo caia e o dinheiro possa ser revertido para outras coisas.
O controle financeiro é útil e pode ser ensinado desde pequeno. Que tal tentar dar este start agora? Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas redes sociais!