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6 passos para fidelizar clientes

A busca pela fidelização de clientes deve sempre ser considerada a principal meta de uma empresa.

Quando um cliente retorna a empresa para uma nova aquisição, é sinal que todos os mecanismos de venda, de atendimento e marketing, estão surtindo efeitos positivos e tais benefícios vão respaldar diretamente na lucratividade e rentabilidade da empresa.

A fidelização de clientes e o crescimento no mercado

Se você é uma empresa nova, como uma fabricante de martelete demolidor, por exemplo, é fundamental trabalhar com a meta de fidelização de clientes, pois isso servirá de alicerce para o crescimento dentro do segmento.

Mas como fazer isso? Essa é uma pergunta que não dispõe de uma ação mágica, pois precisa ser trabalhada em diferentes frentes para que o cliente seja fidelizado.

Foi pensando nisso que produzimos esse artigo falando sobre seis passos que sua empresa precisa executar para fidelizar clientes. Gostou do tema? Então siga conosco e confira. 

6 passos fundamentais para fidelizar clientes

  1. Tenha um produto de qualidade: você tem que ser sincero na hora de analisar seu próprio produto. Recomendamos verificar a qualidade geral, não só da funcionalidade, mas também sobre a qualidade da matéria-prima e durabilidade. O mesmo serve para as empresas prestadoras de serviços. Avalie a qualidade da mão de obra, da execução de serviços e da satisfação do cliente.
  2. Qualidade no atendimento: treine e valorize seus colaboradores para que eles possam dar a melhor qualidade possível no atendimento ao cliente. Lembre-se sempre que o funcionário que recebe a ligação, é o primeiro contato da empresa com o cliente. A qualidade de todo o processo, tem que brotar dali. E quanto melhor e mais eficiente for o atendimento da sua empresa, maior a chances de fidelização de novos clientes.
  3. Busque um diferencial: uma empresa que faz automação predial, por exemplo, tem diversos concorrentes. É importante sempre estar atualizado com as necessidades e buscar novidades no mercado para ser o diferencial da empresa. Uma empresa que oferece uma vantagem que outra não oferece, pode ser o diferencial na hora de converter a venda e também na fidelização de clientes.
  4. Faça marketing de fidelização: existem diversas formas de praticar marketing de fidelização. Uma empresa de varejo, por exemplo, pode criar um aplicativo para clientes oferecendo descontos por fidelização, ou realizar campanhas promocionais diariamente no site. Ações como essa fazem com que o cliente siga a empresa em busca de novas ofertas, aumentando as chances de fidelização e expandindo a marca no mercado.
  5. Mantenha preços competitivos: não está errado a valorização do produto quando ele realmente merece ser valorizado, no entanto, é necessário manter uma faixa etária que seja competitiva com os concorrentes. Se o seu produto ficar muito caro, em tempos de inflação e crise econômica, aquele que oferece a opção mais em conta, tende a ficar com a preferência do consumidor. Portanto busque sempre maneiras de manter o preço na faixa exigida pelo mercado.
  6. Faça o pós-venda: se o cliente fez a compra de uma envasadora de líquidos, por exemplo, entre em contato posteriormente para perguntar se ele está satisfeito com a qualidade e a funcionalidade do produto.

Empresas que se preocupam com a satisfação do consumidor pós-venda, são notadas e lembradas, aumentando as chances de fidelização. 

Chega ao fim nosso artigo que fala sobre os principais passos para fidelizar um cliente. Se gostou do tema compartilhe e nos siga para outras dicas de gestão empresarial e marketing. 

Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais

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