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6 dicas de marketing de baixo custo para restaurante

O marketing para bares e restaurantes pode parecer desafiador, especialmente para aqueles que contam com orçamentos pequenos ou quase inexistentes.

No entanto, é possível melhorar a comunicação empresarial os clientes e ainda obter um crescimento saudável, amparado pela promoção dos produtos ou serviços.

Quer saber como fazer isso? Continue lendo e descubra as nossas dicas de marketing com baixo custo para restaurantes!

 

Dicas de marketing para marketing de baixo custo para restaurante e bar:

1) Planeje e execute estratégias no digital

É inegável que, atualmente, o ambiente digital se tornou propício para muitos negócios de pequeno e médio porte. E para os restaurantes, a internet oferece muitas oportunidades de divulgação sem custo nenhum ou com um baixo custo.

Por isso, vale a pena incluir o marketing digital em seu planejamento estratégico, a fim de aproveitar oportunidades de baixo custo!

Para seu restaurante você pode utilizar as redes sociais para atender e interagir com o público, no chamado ‘Marketing de Relacionamento‘. Por meio desses canais, será possível divulgar:

  • Promoções de refeições;
  • Cardápios;
  • Sugestões de pratos do dia;
  • Eventos culinários no local;
  • Sorteios de jantares ou almoços para que o público compartilhe as publicações e ajude a atrair mais potenciais clientes.

Além disso, o Marketing de Conteúdo pode ser muito econômico, uma vez que o meio digital é acessado facilmente por um grande público e os custos de produção de materiais são baixos quando comparamos às mídias tradicionais, como televisão e rádio.

Aliás, essa estratégia tem gerado retornos interessantes: Conforme indica a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas, iniciativa que reuniu grandes players do Marketing Digital, 94% das empresas brasileiras já aplicam esse tipo de marketing para captar clientes em 2022.

 

2) Esteja presentes nos aplicativos do segmento do food service e turismo

Existem muitos aplicativos que trazem mais visibilidade para as empresas, e é importante estar antenado em todos os apps que podem te ajudar a alcançar seu público-alvo.

Os aplicativos de delivery com o iFood e aiqfome são os principais aplicativos, mas também é preciso pensar fora da caixinha! Apps de turismo e GPS são outra estratégia muito interessante para chegar até seus clientes com baixo custo.

Separamos uma lista com nossos principais artigos sobre aplicativos que você pode divulgar seu restaurante com baixo custo (ou até mesmo nenhum). Confira:

 

3) Aproveite as datas comemorativas

Todo mundo gosta de celebrar datas comemorativas, seja natal, aniversário, dia das crianças…  A lista de celebrações é infinita!

Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados são datas nas quais o comércio aquece muito e têm um aumento considerável.

Aproveite estas datas especiais para atrair clientes e fidelizar seu público!

Ofereça um atendimento diferenciado para as famílias e casais. Venda a ideia de um local gostoso e agradável para comemorar datas especiais e tenha cardápios diferenciados especialmente para estas ocasiões.

Lembre-se: as pessoas adoram novidades! Invista nisso!

Datas comemorativas para restaurantes: Como vender mais nas celebrações?

 

4) Invista em fidelizar seu público

Programas de fidelidade são extremamente importantes para manter os clientes sempre por perto e consumindo os produtos do seu restaurante!

Uma dica é fazer promoções em forma de combos, sorteios em datas comemorativas e cartões fidelidade que destinem determinadas vantagens, como descontos.

São ações de marketing de baixo custo em restaurantes que geram efeito, tendo em vista que valorizam os clientes, trazendo visibilidade à sua marca.

 

5) Dê valor aos ativos

Ativos é tudo aquilo que gera valor no seu negócio. Restaurantes tem um grande ativo pouco explorado, seus fãs.

Isso mesmo, talvez você não tenha se dado conta mas existem clientes que atravessam a cidade pra provar a sua pizza ou seu sushi!

Use isso ao seu favor, marque esse cliente em postagens no Facebook (sempre com autorização deles claro). Grave testemunhos deles falando do que gostam no seu estabelecimento. É grátis e tem um resultado ótimo.

A rede de relacionamento do seu cliente tende a dar importância ao que um amigo independente fala.

Outra ideia também é enviar cupons e brindes para esses ativos, e fazê-los se sentirem especiais e valorizados! Seja criativo e dê valor aos ativos.

 

6) Contrate um sistema para restaurante grátis

Não adianta criar boas estratégias e um plano de ação organizado para o marketing do seu restaurante dar certo e você conseguir aumentar seu ticket médio. Não é o suficiente, sabia?

Isso por que você precisa administrar corretamente e de forma organizada seu restaurante, e possuir as melhores ferramentas para isso! Um bom planejamento de marketing junto com boas ferramentas gerenciando seu restaurante são o segredo para alcançar o máximo do potencial do seu negócio.

É importante que você saiba gerir toda a sua equipe de atendimento e cozinha, fazer o controle de estoque, montar um cardápio, e ainda lidar com toda a burocracia que um negócio do ramo gastronômico exige, como gestão financeira.

Para isso, você precisa contratar um sistema e ferramentas que otimizem seus processos e otimizem suas vendas, além de te ajudar no gerenciamento financeiro.

Ferramentas como um bom painel administrativo, frente de caixa e comanda eletrônicas simplificam a rotina do seu negócio e te ajudam a automatizar suas vendas e gestão financeira.

 

 

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Carlos Andreasse

Carlos Andreasse

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