O marketing de fidelização é uma área da publicidade que ajuda sua empresa a manter os clientes pensando a longo prazo.
Para que as estratégias dêem certo, muitas vezes é preciso dar um incentivo para o cliente, geralmente por meio de brindes personalizados, para que assim ele se sinta importante em relação à empresa.
Mas pensar em qual brinde investir pode ser uma tarefa complicada. Tudo depende da intenção da sua estratégia, do quanto você deseja investir, e de qual nicho você faz parte.
O nicho é uma peça fundamental, pois dependendo do ramo que você trabalha, terá uma gama de opções.
Para explicar melhor todos esses pontos, vamos então ao nosso primeiro tópico:
5 ideias de brindes personalizados
Como dissemos anteriormente, há um estudo extenso antes de investir em um brinde para seus clientes. Mas para te ajudar, vamos exemplificar.
Brinde 1 – PowerBank
Esse tipo de brinde é ideal para empresas de tecnologia. Se você trabalha com informática, games, ou manutenção de hardware, a powerbank com toda certeza irá deixar seus clientes muito felizes.
O importante aqui é que você entenda que seus serviços/produtos não são baratos, então é facilmente embutido no valor final da venda o preço de manufatura do brinde. Dessa forma você consegue oferecer algo que tem tudo a ver com seu negócio, que será útil ao seu cliente, e ainda que poderá passar uma imagem de empresa grande para as pessoas.
Isso tudo se torna uma poderosa ferramenta de marketing/branding para o seu negócio.
Brinde 2 – PenDrive
Este tipo de brinde é uma boa alternativa em relação ao item anterior. A diferença aqui é que é muito mais barato produzir pendrive personalizado do que powerbank.
Então dependendo da sua campanha de fidelização/marketing, você pode preferir optar por uma opção mais barata de brinde, mas que surtirá praticamente o mesmo efeito.
Mas lembre-se que o produto precisa ser muito bem pensado e trabalhado. Não adianta usar cores feias, e o resultado ser um pendrive de aparência e gosto duvidoso. A ideia é que o cliente o use em casa, no seu carro, e em outros lugares. Assim as pessoas em volta conhecerão a sua empresa e se tornará uma boa publicidade.
Brinde 3 – Camisetas
Camisetas são amplamente utilizadas por grandes lojas. Geralmente estas lojas são do ramo de vestuário, mas há também outros tipos de empresas que investem nesses brindes.
A Epiphone, marca de guitarra internacional, costuma vender suas guitarras mais caras acompanhadas de uma bela camiseta preta com a logo estampada no meio, com design agressivo, com chamas saindo pelas laterais da logo.
Esta é uma boa estratégia e maneira de desenhar a sua logo. A Epiphone é muito utilizada no meio do rock, então o design mais agressivo foi pensado justamente para agradar a maior parte de seus clientes.
Estes pontos precisam ser debatidos internamente para que o brinde surta realmente efeito, e a camisa não acabe virando um simples pano de chão.
Brinde 4 – Bonés
Este é um dos brindes mais utilizados por empresas do mundo inteiro. Não é a toa que até partidos políticos optam por este tipo de brinde para seus afiliados.
Acontece que o boné é uma peça de vestuário extremamente útil em lugares em que a presença do sol é grande. Também é muito utilizado em cidades do litoral, pois os clientes costumam frequentar a praia.
Este é um outro ponto para ser levado em consideração na hora de escolher o seu produto: será que os clientes irão usar com muita frequência?
Brinde 5 – Chinelos
A nossa última dica de brinde hoje é o clássico chinelo. Este é um item que praticamente todo mundo usa no dia a dia, seja em casa ou na rua.
O chinelo pode ser usado tanto na fidelização quanto no branding, já que como será bastante utilizado, muitas pessoas verão a sua logo e lembrarão da sua empresa.
Isso ajuda com que o cliente e as pessoas próximas dele vejam a sua logo e lembrem das coisas que estão precisando adquirir e que você pode vender a elas.
Conclusão
Hoje vimos como você pode usufruir de brindes para fidelizar clientes e ainda fazer marketing para o seu negócio.
Além disso, mostramos como é importante estudar qual o melhor brinde para o seu tipo de negócio. É preciso verificar o ambiente e também o nicho que você trabalha, para que o brinde faça sentido e ajude sua campanha a ter sucesso.
Esperamos que você tenha gostado do post de hoje, e se sim, compartilhe com seus colegas. Vamos ajudar mais empreendedores a conhecerem o poder do brinde no marketing de suas empresas.