Engana-se quem pensa que o food truck é uma tendência passageira do universo gastronômico e corporativo. No entanto, é importante mencionar que esse modelo de negócio vai muito bem e, inclusive, tende a crescer cada vez mais.
Afinal, comida de rua sempre existiu, não é mesmo? O food truck só foi responsável por dar uma nova cara ao negócio. Nesse sentido, empresários de todo país se organizaram para atender a essa nova demanda, gerando mais lucratividade e visibilidade a prática.
Para enfatizar a importância desse modelo de negócio, em 2016, a cidade de São Paulo foi a primeira região a criar a Lei da Comida de Rua para regulamentar o serviço, permitindo que diversos estabelecimentos começassem a funcionar.
Mas, afinal, quais são as razões para investir em um food truck? Bom, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você, empreendedor, o quanto essa prática pode ser lucrativa. Nele, você encontrará 5 motivos para apostar nessa modalidade agora mesmo!
1. Investimento inicial baixo
Essa vantagem certamente é buscada por muitos empreendedores: investimento inicial baixo. O food truck é um modelo de negócio que não exige grandes investimentos e, consequentemente, o valor pode variar.
Atualmente, é possível mencionar que a abertura de um food truck pode demandar de R$ 30 a R$ 200 mil reais. Sendo assim, esse investimento está baseado em alguns fatores, como:
- Modelo de veículo escolhido;
- Tipo de produto;
- Local de atuação;
- Marca própria;
- Fios e cabos elétricos necessários;
- Desenvolvimento de franquia.
Sendo assim, como você pode perceber, há diversas variáveis que devem ser analisadas na hora decidir abrir um food truck. Portanto, analise a melhor opção e avalia a que melhor se enquadra no objetivo do seu negócio.
2. Mobilidade
Outra vantagem extremamente promissora do food truck é a mobilidade. Em momentos sazonais ou de pouco lucro, por exemplo, é possível buscar lugares com mais movimento, se o município de atuação permitir, claro.
Em São Paulo, por exemplo, você tem liberdade para atuar em vários lugares, mas precisa solicitar autorização para transitar por cada espaço. Além disso, vale ressaltar que não é necessário pagar o aluguel comercial, vantagem exclusiva do food truck.
3. Regulamentação
Lembra quando falamos sobre a lei sancionada em 2016? Então, ela regulamentou o serviço prestado pelo food truck e foi uma ótima notícia para os empreendedores do país. Aliás, foi nesse momento que aconteceu o ‘’boom’’ dessa modalidade.
Mas, afinal, como a regulamentação pode ser benéfica? Bom, a resposta é simples: ela proporciona mais visibilidade, alcançando um maior número de pessoas, resultando em mais demanda e, consequentemente, em procura.
4. Variedade
Por fim, se você pensa que food truck é só cachorro quente, está muito enganado! A variedade de cozinhas e pratos é infinita. É possível ampliar o cardápio e inserir itens da alta gastronomia se for interessante para o seu negócio.
Dessa forma, ainda é possível cobrar muito mais barato do que os restaurantes tradicionais, basta ter alguns itens essenciais, como um aquecedor a gás ou , atraindo cada vez mais o público.
Agora que você já conhece os maiores motivos para investir em um food truck, o que está esperando para começar agora mesmo a sua jornada? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.