Não é novidade para ninguém que as redes sociais são as principais tendências dessa década, não é mesmo?
Afinal, é possível utilizá-las como um canal de interação, comunicação, entretenimento e conexão entre pessoas de diversas partes do mundo.
Além disso, as redes sociais são canais importantes não só para a interação social, mas também para a criação de relacionamentos corporativos.
Com isso, podemos afirmar, com segurança, que as plataformas são ótimas aliadas para criar oportunidades de negócios.
No entanto, muitos profissionais atuam com as redes sociais e trabalham de diversas maneiras, o que acaba criando um mercado altamente competitivo.
Por isso, é essencial buscar meios para se destacar e construir uma imagem forte nesse cenário.
Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos este post. Nele, você verá dicas infalíveis para se destacar nas redes sociais e tornar a sua marca ainda mais forte no mercado. Continue lendo e descubra!
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para se destacar nas redes sociais é conhecer o seu público. Ou seja, estude os principais hábitos de comportamento do consumidor e responda às seguintes questões:
- Para quem se destinam seus serviços?;
- Faixa etária;
- Necessidades de produtos e serviços (como sistema de combate a incêndio, etc);
- Renda média;
- Localidade do público;
- Entre outros.
Embora pareça besteira, conhecer o público-alvo é fundamental na análise sobre o que sua marca vai publicar, qual linguagem irá utilizar e até mesmo a periodicidade de publicação de conteúdos e posts.
Sendo assim, de nada adianta um perfil repleto de conteúdos técnicos, cheio de informações específicas e com uma linguagem mais complexa, se a grande parte de seus clientes são jovens, que geralmente buscam por informações mais curtas.
2. Produza conteúdo
O consumidor não quer mais receber apenas promoções, campanhas invasivas ou descontos. Hoje, ele quer ser informado com conteúdos relevantes e receber as principais tendências do mercado.
Claro, o público quer sim receber descontos em produtos e serviços, mas não adianta postar apenas isso no seu feed.
Portanto, se você atua com manutenção de aquecedor a gás, por exemplo, estude um pouco mais sobre o seu nicho, público e suas preferências.
Com essa análise em mãos, passe a trabalhar com a produção de conteúdos informativos e relevantes, que sejam atrativos e que despertem a curiosidade do público-alvo. Isso pode ser feito por meio de textos, vídeos e até mesmo podcasts. Explore as oportunidades!
3. Seja criativo
É quase impossível falar sobre as redes sociais sem mencionar a criatividade. Afinal, o mercado conta com inúmeras marcas que partilham do mesmo segmento. Há milhões de restaurantes, clínicas odontológicas, academias, lojas de deck de madeira, e por aí vai.
Dessa forma, para se destacar nas redes sociais, é preciso aplicar uma boa dose de criatividade. Fale sobre assuntos diferentes, invista na qualidade das imagens, treine melhor a sua equipe, mostre uma embalagem diferenciada, entre outras opções.
4. Ouça o cliente
Por fim, as redes sociais também são canais valiosos para construir um bom relacionamento com os clientes. Para isso, responda questionamentos, comentários negativos, crie debates e discussões e ofereça uma boa experiência de navegação!
Além do mais, se surgir uma pergunta, por exemplo, tente responder o mais rápido possível, a fim de oferecer um atendimento personalizado ao usuário. Com isso, é possível conquistá-lo e, por consequência, fidelizá-lo.
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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.