Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

4 ações motivacionais para colaboradores

4 ações motivacionais para colaboradores

Uma coisa é certa: quem faz com que a empresa aumente e que o trabalho possa ser bem feito, são justamente os colaboradores, afinal, nenhum negócio consegue ter sucesso vindo de apenas uma pessoa. 

É preciso ter uma equipe responsável pelos projetos, para que tudo possa ser alinhado e bem desenvolvido, fazendo com que a marca cresça cada vez mais. 

Até mesmo um negócio que possui poucas pessoas, como manutenção de elevador de carga, por exemplo, deve ter seus colaboradores dispostos a ajudar, trabalhar e entregar o melhor resultado possível. 

Quanto mais motivado os funcionários tiverem, melhor o trabalho é desempenhado e sua empresa continua ganhando mais destaque e alcançando o topo do mercado. 

Pensando nisso, separamos 4 ações motivacionais que vão ajudar seus colaboradores a aumentarem sua produtividade e terem melhores resultados dentro do ambiente de trabalho.

  1. Lembrança de datas e cumprimento de momentos importantes dos colaboradores

A primeira ação que merece destaque e é extremamente simples são as lembranças de datas importantes e o cumprimento de momentos importantes dos colaboradores. Mostrar que lembro do aniversário ou parabenizar pelo casamento, por exemplo, são ações simples que fazem com que o colaborador se sinta valorizado. 

O cumprimento de momentos importantes também merece ser ressaltado, como o nascimento de um filho ou o falecimento de algum parente, enviar uma mensagem cordial, oferecendo um período de folga pode ser algo bem visto e valorizado pelos seus funcionários. 

Essas são maneiras simples mas que podem gerar um grande impacto dentro da sua empresa, fazendo com que seus colaboradores se sintam acolhidos e valorizados. 

2. Mostrar o papel do colaborador dentro do planejamento da empresa

A segunda ação que podemos destacar é mostrar exatamente onde o colaborador se encaixa dentro do plano estratégico da empresa. 

Se você trabalha com a venda de bucha de aço, por exemplo, cada componente do processo importa, desde quem produz até o vendedor, então faça cada um deles saber sobre sua importância e o seu papel dentro da empresa. 

Busque ilustrar de forma que deixe bem clara as funções, faça um cronograma e fale com eles de forma individual, quanto mais eles souberem sobre suas funções, mas eles se sentiram motivados a executá-las e ficaram felizes em fazer isso. 

3. Converse com sua equipe e tente entender todas as situações

O diálogo é uma das grandes chaves para o sucesso dentro de qualquer negócio, e isso não seria diferente por aqui. Conversar com a equipe é uma das melhores formas de resolver problemas. 

Muitas vezes, pode existir algum mal-estar entre o time, ou alguma situação que não está agradando seus colaboradores, então tente se fazer presente no cotidiano deles, se mantenha comunicativo e fique a par de tudo que acontece dentro da empresa. 

Quanto mais você conversar e entender o ponto de vista, mais clareza é possível ter da situação como um todo, gerando uma maior confiança vindo de seus colaboradores, fazendo com que eles estejam mais motivados para realizar seus trabalhos.

4. Valorize atitudes diferentes e bonifique por metas alcançadas

Uma ideia criativa muitas vezes pode representar uma virada de chave ou até uma inovação dentro de sua empresa. Sugestões ou ideias novas devem ser ressaltadas dentro de seu negócio. 

Além disso, também é importante bonificar mesmo que sua empresa não possua um sistema de pagamento por metas. Se você trabalha com a produção de pote biodegradável, por exemplo, e viu um de seus funcionários se destacando, dê o devido reconhecimento a ele. 

Ofereça alguns dias de folga, ou pague um jantar e até mesmo uma quantia em dinheiro para ele, quanto mais motivos ele tiver, mais ele se esforçará para conseguir obter melhores resultados. 

Motivar os colaboradores pode não ser uma tarefa tão simples, mas acredite, é extremamente gratificante quando bem executada, então separe um tempo, invista em seus funcionários e faça com que eles tenham ainda mais vontade e determinação de trabalharem dentro da sua empresa. 

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados