O Brasil é um país com um grande número de empreendedores: homens, mulheres, mães, estudantes, aposentados. Todos querem um ofício que traga realização e flexibilidade e ajude no orçamento da casa, principalmente se o dinheiro vier da internet.
Por isso, várias empresas começam em casa e, na maioria, a partir de uma grande paixão ou talento natural.
Então separamos para você este material escrito por Chris Ayres para o site Família, onde ela cita 20 atividades viáveis para realizar em home office.
Vale lembrar que é imprescindível buscar conhecimento no segmento em que atua (cursos, seminários).
Veja também vagas de emprego disponíveis no Brasil em todos os segmentos.
Então, vamos começar do começo!
Primeiros passos:
1. Decida o que você quer fazer.
2. Liste as coisas que gosta de fazer ou tem experiência.
3. Defina quanto tempo tem disponível para desenvolver a atividade.
4. Aprender o básico em informática é imprescindível nos dias de hoje. Procure uma escola de computação registrada e séria que ofereça cursos rápidos sobre como navegar na internet. Algumas oferecem cursos de e-commerce e ensinam como fazer a divulgação do produto ou marca, seja nas redes sociais ou usando outras ferramentas, bem como criar uma extensa network, que facilitará o desenvolvimento de seu negócio. Talvez você desenvolva uma tarefa que não precise sequer usar o computador, mas é bom entender de recibos, contratos, orçamentos, contabilidade para organizar e tocar seu negócio de forma que saiba se virar quando precisar.
5. Ter um espaço de trabalho em casa é obrigatório, seja um escritório, um quarto, uma mesa, um pequeno estoque com prateleira, enfim, um canto onde possa se concentrar e que consiga manter organizado.
6. Consultar órgãos públicos sobre os trâmites legais de como abrir um negócio em casa, as licenças que você precisará tirar, os impostos a pagar, notas fiscais a emitir, etc., é fundamental. A melhor coisa é fazer tudo certo e começar direito para não ter dor de cabeça no futuro.
Veja abaixo 20 ideias de trabalho que podem ser feitos a partir de casa, dependendo dos talentos e experiência de cada um:
1. Marketing e Propaganda. Muitos blogueiros ganham dinheiro colocando anúncios em seus blogs, desenvolvendo uma atividade de marketing digital e atraindo consumidores para algumas marcas. Pode ser através do Google Adsense ou construindo seus próprios pacotes, onde se faz um contrato com aqueles que querem anunciar.
2. Artistas. Se você é bom em pintar, desenhar ou esculpir, use seus talentos criativos para ganhar dinheiro em casa, seja através do Mercado Livre, eBay, Etsy, ou fazendo sua própria clientela. De repente você pode ir atrás de editoras também que precisem dos seus talentos para ilustração de livros infantis ou outros.
3. Loja online. Se você faz artesanato, cria algo a partir de algum material, representa ou revende produtos, você pode criar um site ou blog para revender, além de oferecer aos parentes e conhecidos. Algumas ideias são bijouterias, roupas e peças de tricô, crochê, bordados, costura e consertos, roupas importadas, chinelos decorados, bolos, doces, cestas de café da manhã, etc.
4. Designer gráfico. Uma profissão que precisa de estudos para entender os programas de produção gráfica, meios de comunicação, marketing semiótica, tipografia. Um designer gráfico pode trabalhar em várias áreas montando logotipos, marcas, livros, revistas, folhetos, catálogos, jornais, embalagens, websites, softwares, jogos, eventos, anúncios, enfim, uma boa profissão que vem crescendo a cada dia.
5. Autor e escritor. Se você ama escrever e/ou escreve bem, tem vários sites na internet que pagam pelo seu trabalho freelance. As oportunidades são bem abrangentes, desde sites técnicos à revistas online. Você também pode desenvolver essa atividade paralela escrevendo blogs, sites, livros, e procurando uma editora para publicação e divulgação do seu trabalho.
6. Consultor. Se você tem experiência em uma determinada área e pode trabalhar como consultor para uma pessoa física ou mesmo uma empresa, pode oferecer seus serviços online. Conheço consultores em administração, culinária, informática, finanças, e muitos outros.
7. Secretária ou assistente virtual. Já temos várias no Brasil e mesmo empresas que estão surgindo onde terceirizam profissionais para companhias pequenas e grandes, profissionais liberais, suporte administrativo e que prestam serviços de controle de agenda, contabilidade, compromissos, reuniões, call center, e mesmo cotação de motoboy, compras, garçom para festas corporativas e eventos diversos.
O curso Profissão Home Office mostra como você pode lucrar em casa trabalhando para grandes empresas como agente de suporte, avaliador(a) de mídia e outras funções.
8. Decorador de festas. Existem muitos decoradores de festas infantis, casamentos, confraternizações, festas de família, etc. Eles cuidam da decoração, desde arranjos de flores a etiqueta das mesas, e muitas vezes são associados a bufês e outros profissionais que podem prestar serviço completo para festas diversas.
9. Bufê (bolos, salgados e docinhos para festas). Se você ama fazer bolos, pode se especializar em decoração de bolos. Existem cursos para tornar a sua paixão em uma profissão rentável, bem como desenvolver o feitio de salgadinhos e docinhos para festas diversas.
10. Babá / Escolinha infantil. Você pode providenciar cuidados para crianças menores como babá profissional em casa. Aprenda primeiros socorros, providenciar uma área própria e segura para crianças, e verifique a legislação específica sobre o que você precisa para desenvolver essa tarefa em casa.
11. Professor particular/ tutor/tradutor. Você pode, por exemplo, trabalhar como tradutor, professor particular, ajudando crianças e adolescentes a obter entendimento e sucesso escolar e também com escritórios e consulados traduzindo documentos. Você pode ensinar matérias escolares e também esportes como basquete, natação, futebol, música, línguas, etc.
12. Editor/revisor de textos. Para pessoas que têm facilidade em notar detalhes e possuem formação na área. Você precisa estar em dia com as atualizações de ortografia e começar a oferecer seus serviços a editoras, websites, autores.
13. Coordenador de eventos. Você pode ajudar a promover um casamento, aniversário, festas, confraternizações, fazer parceria com decoradores, floristas, boleiras, grupos musicais e providenciar serviços completos para festas em geral.
14. Cabeleireira/ esteticista/ manicure. Esse pode soar comum, mas há bastante campo e está crescendo a cada dia a procura por pessoas que atendam em domicílio ou mesmo em casa com essas atividades.
15. Limpeza e organização. Hoje em dia a maioria das pessoas já não conta com as antigas “empregadas domésticas”, e é crescente o estabelecimento de empresas de limpeza e profissionais em organização, onde você pode contratar para um projeto, organização de uma área.
16. Fotografia. Muitos são os campos, como fotos casamentos, fotos de família, aniversários, eventos diversos. É importante adquirir conhecimento e experiência na área.
17. Personal Trainer/coach. Auxiliar outras pessoas a conseguirem alcançar seus ideais de saúde e fitness com ajuda do coaching pode render bons resultados. É importante adquirir conhecimento e experiência na área.
18. Costureira. Aprender a costurar e trabalhar com empresas fazendo peças em casa e ganhando por peça pode ser uma boa atividade, além de também poder desenvolver uma linha de roupas e peças originais. Se você estudar moda e criar sua própria marca, pode crescer bastante.
19. Entrega expressa. Serviços de entrega podem fazer a diferença para qualquer negócio, e também para pessoas físicas, seja usando moto ou carro.
20. Cuidar de idosos. Os mais modernos acompanhantes têm curso de auxiliar de enfermagem e visitam vários idosos por dia para supervisionar sua alimentação e medicação e orientá-los em suas próprias casas.
Além dessas, existem muitas outras ideias. É bom lembrar que trabalho em casa não é fácil, exige determinação e esforço.
Fonte: https://www.gohome.com.br/20-ideias-de-trabalho-para-fazer-em-casa/