CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Coaching: o que é, como fazer e ferramentas

Coaching: o que é, como fazer e ferramentas

Coaching é um processo, uma metodologia, um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por absolutamente qualquer pessoa pra alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional, até 20 vezes mais rápido, comprovadamente.

E o Coaching também é uma excelente oportunidade de carreira para quem quer ajudar outras pessoas e ser muito bem remunerado por isso, atuando como Coach Profissionalmente.

Saiba tudo sobre coaching com o IBC, baixe as ferramentas e comece a viver esta metodologia transformadora!
O Coaching é um processo definido como um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras. A metodologia visa a conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.
Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar crenças limitantes, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.
Conduzido de maneira confidencial, o processo de Coaching é realizado através de sessões, onde um profissional chamado Coach tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente, Coachee, o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja. As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee. Por ser um processo completamente flexível, o Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto e direcionado a pessoas, profissionais das mais diversas profissões e empresas de diferentes portes e segmentos.

Conheça as principais definições que utilizamos nos processos de Coaching e seus significados:

COACH

A palavra Coach vem do inglês e significa treinador. No Coaching, ela diz respeito ao profissional capacitado e habilitado a aplicar os processos, técnicas e ferramentas da metodologia no intuito de desenvolver pessoas e organizações e assim, auxilia-los a alcançar resultados extraordinários.

COACHES

Trata-se do plural de Coach, ou seja, todos os profissionais que exercem a profissão de Coach em qualquer contexto.

COACHEE

O Coachee é a pessoa que passa pelo processo de Coaching e vivencia cada uma das etapas do mesmo, ou seja, nada mais é do que o cliente. O trabalho é embasado na definição dos seus objetivos e das ações desempenhadas para que o resultado desejado seja alcançado. Através das técnicas e ferramentas de Coaching, o Coachee é capaz de se desenvolver em âmbito pessoal e/ou profissional, conquistar soluções efetivas, sair do ponto A para o ponto B e assim, alcançar alta performance e resultados extraordinários.

Nichos de Coaching:

Por meio de técnicas comprovadas e perguntas assertivas, o Coaching auxilia o Coachee a desenvolver habilidades e competências, identificar pontos de melhoria, vencer limitações, definir metas e objetivos e assim, alcançar seus resultados desejados, seja em âmbito pessoal ou profissional. Por conta disso, a metodologia possui dois nichos principais, o Life Coaching – voltado para atender necessidades pessoais e o Professional Coaching – voltado para as necessidades profissionais, executivas, corporativas e empresariais. Dentro destes dois nichos, o Coaching ainda pode ser ramificado em diversos outros contextos. Confira:

COACHING PESSOAL

Coaching Familiar

Coaching de Relacionamento

Coaching Espiritual

Coaching Financeiro

Coaching Esportivo

Coaching de Emagrecimento

Coaching de Inteligência Emocional

Coaching de Nutricional

COACHING PROFISSIONAL

Coaching Corporativo

Coaching para Concursos

Coaching de Carreira

Coaching de Equipes

Coaching de Vendas

Coaching de Empreendimento

Coaching de Recrutamento

Coaching de Liderança

Benefícios do Coaching

O Coaching oferece múltiplos benefícios em diversas áreas da vida. Confira alguns deles:

BENEFÍCIOS PESSOAIS

  • Desenvolvimento pessoal;
  • Elevação da felicidade e realização;
  • Conquista do autoconhecimento e autodesenvolvimento;
  • Evolução e melhoria contínua;
  • Melhora na qualidade de vida e equilíbrio interior;
  • Equilíbrio e inteligência emocional;
  • Quebra de crenças limitantes;
  • Alinhamento de valores e missão de vida;
  • Novas competências e aprimoramento de habilidades;
  • Melhora na qualidade de vida e bem estar;
  • Diminuição de estresse e cargas negativas;
  • Melhora nos relacionamentos pessoais;
  • Aumento da congruência interna e externa;
  • Melhoria da autoestima e autoconfiança;
  • Melhoria no controle das emoções;
  • Aumento da flexibilidade e adaptação a mudanças;

BENEFÍCIOS PROFISSIONAIS

  • Desenvolvimento profissional;
  • Aperfeiçoamento dos planos de negócio;
  • Estruturação de objetivos e metas claras;
  • Maior utilização de talentos e Identificação de pontos a serem desenvolvidos;
  • Identificação e suporte para superar obstáculos;
  • Agilidade na gestão de mudanças;
  • Desenvolvimento de competências para o empreendedorismo;
  • Aumento da visão sistêmica empresarial;
  • Maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Maximização da performance e dos resultados;
  • Visão sistêmica;
  • Recursos para ter comunicação e relacionamento mais eficazes;
  • Desenvolvimento de habilidades de liderança;
  • Ampliação da persuasão;
  • Aumento da produtividade.
  • Aumento da flexibilidade e adaptação a mudanças;

O COACHING É PRA
QUEM QUER…

UMA NOVA PROFISSÃO

O método é para você que não se sente satisfeito com a atual carreira e quer ter mais liberdade e tempo para correr atrás dos seus sonhos. O Coaching alia satisfação profissional a um propósito de vida e ainda permite que você ajude outras pessoas a se desenvolverem. Você terá flexibilidade de horários, boa rentabilidade e ainda atuará em uma profissão em crescimento no Brasil. Para isso, é preciso que você se torne um Coach Profissional certificado internacionalmente!

LIDERANÇA

Se você deseja adquirir e potencializar habilidades de liderança, o Coaching é o método ideal. O processo permite que você maximize o desempenho da sua equipe, gerencie conflitos, motive e desenvolva profissionais, além de aumentar a sua produtividade e gestão do tempo. Torne-se um líder de alta performance através de técnicas e ferramentas comprovadas de Coaching!

QUALIDADE DE VIDA

O Coaching é uma excelente metodologia para que você retome o controle da sua própria vida. O processo viabiliza a descoberta dos seus reais talentos, te auxilia a desenvolver inteligência emocional, eliminar medos, crenças que bloqueiam suas realizações, melhorar seus relacionamentos e descobrir sua verdadeira missão de vida. Torne-se uma pessoa mais feliz e realizada com o Coaching!

PERFORMANCE

O Coaching permite que você potencialize a sua carreira, adquira mais conhecimentos e evolua profissionalmente através das suas técnicas e ferramentas. Aplique em sua vida profissional os conhecimentos e estratégias comprovadas do Coaching e atue de maneira mais assertiva em alta performance!

DESENVOLVER PESSOAS

Seja um multiplicador da filosofia do Coaching, melhore o clima organizacional, reduza a perda de talentos e desenvolva seus colaboradores com ferramentas de gestão, comunicação, habilidades de Coach, treinamentos e estabeleça uma cultura de alta performance na empresa em que trabalha!

Conheça as histórias de transformação com o Coaching

Lucas Schust

De estudante de medicina à coach para vestibulandos da área, Lucas conta seu interesse em ajudar outras pessoas e ajudar jovens a realizarem seus sonhos.

Edjaine Martin

Encontrou no Coaching uma nova forma de gerir seu tempo e comportamentos, deixou seu cargo no mundo corporativo para atuar como Coach.

Helen Caetano

De profissional bem-sucedida com problemas na vida pessoal, a uma pessoa realizada. Hoje, junto ao esposo, ajuda outros casais em seus relacionamentos.

Gilvair Marconi

A transformação efetiva de um chefe autoritário, para um líder inspirador e uma pessoa realizada, através da formação em Coaching produziu um aumento de 40% de eficiência da produção da empresa em menos de 3 meses.

Ana Cruz

Buscou autoconhecimento e motivação, tornando-se Coach, perdeu 23 kg, através de uma verdadeira transformação em sua vida.

Vânia Delella

A Vânia perdeu o norte após uma tragédia familiar, encontrou no Coaching uma nova forma de seguir em frente e buscar a felicidade.

COMO COMEÇAR A ATUAR

Para você começar a atuar como Coach, o primeiro passo é procurar uma instituição que ofereça formações e certificações em Coaching. Porém, você deve procurar uma organização que proporcione não apenas técnicas e ferramentas, mas também, diferenciais capazes de agregar ainda mais valor à sua nova profissão. Portanto, é essencial que a escola escolhida:

  • Possua os melhores trainers capacitados;
  • Ofereça o maior número de titulações;
  • Seja certificada por renomadas instituições internacionais de Coaching;
  • Tenha presença nacional;
  • Possua reconhecimento através de premiações em desenvolvimento humano;
  • Disponha da mais ampla carga horária;
  • Contenha uma metodologia exclusiva e patenteada;
  • Possibilite a realização de um trabalho ao final da formação para que você tenha a oportunidade de internalizar de forma mais assertiva o conteúdo adquirido;
  • Ofereça suporte pós formação para assessorar Coaches quanto a possíveis dúvidas e questionamentos sobre sessões, procedimentos e oferecer suporte para o seu desenvolvimento como Coach.

POR QUE FAZER UMA FORMAÇÃO EM COACHING?

“No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver esta habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.” Esta famosa frase dita por Jack Welch, o CEO mais admirado do mundo nos mostra como um Treinamento em Coaching pode ser fundamental no alcance do sucesso de profissionais e organizações para todo o Brasil. O Coaching tem sido utilizado por organizações em todo o mundo com o objetivo de potencializar e acelerar o alcance de grandes e efetivos resultados no mundo dos negócios, além de desenvolver o potencial do capital humano. Ao realizar uma formação em Coaching você estará munido de técnicas, ferramentas e conhecimentos que lhe proporcionarão autoconhecimento, para assim desenvolver habilidades, aprimorar competências e descobrir novas capacidades, capazes de contribuir com atingimento de metas, sejam pessoais e profissionais. Além disso, você será capaz de contribuir efetivamente com o desenvolvimento de outras pessoas.
O Coaching trabalha aspectos que visam a eliminação de comportamentos sabotadores, bem como desenvolver hábitos novos e positivos, para uma vida plena, equilibrada e feliz.

PESQUISAS

International Coach Federation (ICF)

80%dos entrevistados aumentaram a autoestima;

82,7 %relataram estar “muito satisfeitos” com a experiência;

73%melhoraram seus relacionamentos;

96,2 %disseram que repetiriam a experiência;

Outras pesquisas de peso internacional sobre o Coaching:

70%aumentaram o desempenho profissional após terem passado pelo processo.

78%Concordam que o acompanhamento contribui para o desempenho no trabalho – Robert Half;

88%Acreditam na relação Coaching e Motivação – Robert Half;

48%Das empresas utilizam o processo de Coaching para desenvolver alta performance em competências de liderança – Harvard.

CONHEÇA O PROFESSIONAL & SELF COACHING – PSC

Para atuar como Coach profissional é preciso realizar uma formação com reconhecimento e certificação internacional. É o que oferece o Professional & Self Coaching, do IBC. Um programa completo e vivencial, onde você será munido de técnicas, ferramentas e muito conhecimento no que tange o Coaching e toda as questões que envolvem o desenvolvimento comportamental humano. Além disso, a formação PSC proporciona resultados instantâneos, uma vez que une a teoria e prática, em um programa completo vivencial que permite que cada aprendizado seja posto em prática ao longo da formação.
Ao realizar o PSC você estará apto a atuar em diversos nichos de coaching, a escolha será feita através da sua verdadeira missão de vida.
Entre diversos benefícios você terá uma nova profissão, desenvolverá assertivas e eficazes habilidades de liderança, terá maior qualidade de vida, ampliará sua performance em diversos contextos e ainda estará apto a desenvolver outras pessoas, através da filosofia do Coaching. O PSC é conduzido por trainers altamente capacitados que passam por constantes treinamentos, estando sempre atualizados com as tendências do mercado de Coaching Mundial adaptados a cultura brasileira.

MAIOR NÚMERO DE TITULAÇÕES

Além disso o PSC oferece o maior número de titulações em uma formação em Coaching, estando o Coach apto e certificado para atuar em diversos contextos, bem como habilitado para aplicar a exclusiva metodologia Self Coaching, do IBC.

MAIOR NÚMERO DE CERTIFICAÇÕES

As certificações internacionais do PSC garantem aos Coaches formados maior credibilidade e reconhecimento da sua formação, bem como garantem a qualidade do aprendizado em padrões internacionais.

MAIOR CARGA-HORÁRIA EM TODO BRASIL

O melhor de tudo isso é que você pode realizar o curso de Coaching do IBC em diversas cidades do Brasil. O PSC é realizado em mais de 90 cidades, em todas as regiões do país.
O Professional & Self Coaching possui ampla carga horária, entre EAD, aulas presenciais e atividades complementares que garantem a assimilação de todo conteúdo ministrado durante o curso de Coaching. No total são 180 horas.

O curso de Coaching do IBC, oferece a exclusiva e eficaz metodologia Self Coaching, desenvolvida por José Roberto Marques, presidente do IBC, um dos pioneiros em Coaching no Brasil, Master Coach Senior. O Self Coaching oferece uma maior percepção de si mesmo, do seu real potencial e de seu papel enquanto Ser Humano, nos mais diversos contextos.
Entre os diversos benefícios em realizar uma formação em Coaching no Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, o Centro de Apoio ao Coach, o CAC, é um diferencial, que oferece aos alunos suporte após a formação, com profissionais altamente capacitados. No CAC, os Coaches formados pelo IBC podem tirar todas as suas dúvidas sobre as atividades da formação, certificação, bem como questões ligadas a sessões, ferramentas, técnicas e diversas outras.
É uma formação com elevado percentual de satisfação, onde 97% dos alunos que realizam o PSC classificam a formação como “Superou as expectativas”.
Além disso, o PSC é parte integrante da pós-graduação em Psicologia Positiva & Coaching, e dos MBAs em Gestão de Pessoas & Coaching e Gestão Empresarial & Coaching, oferecidos pelo IBC.
Vale ressaltar ainda que o IBC é a única instituição em Coaching do país certificada pela ISO 9001, que garante a qualidade e excelência dos processos da organização.
Também é a única escola de Coaching recomendada e reconhecida por uma das mais importantes e renomadas universidades do mundo, a Universidade de Ohio.
Devido a excelência e um alto índice de aprovação nos treinamentos, o IBC é a única escola de Coaching do Brasil premiada por sete anos consecutivos (2011-2017) com o prêmio Fornecedores de Confiança.
É a única escola de Coaching premiada por três anos consecutivos (2013-2015) com o Top5 do prêmio Top Of Mind de RH, na categoria Treinamento & Desenvolvimento. Oferecendo respaldo para a criação da categoria Coaching da premiação, onde recebeu a premiação máxima do ano de 2016, sendo a escola de Coaching mais lembrada pelos profissionais de RH de todo Brasil, além disso recebeu a premiação como uma das 5 empresas mais votadas em toda a premiação.
O presidente do IBC, José Roberto Marques também foi agraciado com Top Of Mind, sendo bi-campeão na categoria Empresário Destaque.
Além disso, fomos premiados com diversos outros troféus importantes no segmento de Recursos Humanos e Empreendedorismo.
Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentários ( 5 )

  1. […] já pensou em viver de coaching? Essa é uma das profissões de alta performance que mais cresce no Brasil, mas precisa de […]

  2. […] porque a metodologia de Coaching abrange diversas técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento humano, seja no campo […]

  3. […] Coaching é um método de treinamento e desenvolvimento baseado em métodos científicos como a neurociência e a psicologia, que tem como objetivo principal promover o crescimento e evolução pessoal e profissional de um indivíduo. […]

  4. […] Coaching para negócios é um processo em que um profissional capacitado (coach) orienta um empresário, ajudando-o a fazer com que a empresa que comanda alcance os objetivos traçados. […]

  5. […] outros, no entanto, táticas de marketing são muito bem aceitas, como na Nutrição, no Coaching, na Educação Física e na […]

Deixe um comentário

Sobre natanaeldsouzaEspecialista

Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre, coach por missão e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

Me siga