O Sebrae fez um estudo que identificou os dez fatores-chave de sucesso para atuação no e-commerce. Esses fatores correspondem aos itens mais sensíveis ao sucesso ou fracasso de um varejo online. Por isso é importante que você, empreendedor, dentre tantos temas de gestão e mercado que existem e que devem ser observados, se atente para esses que são os mais críticos.
10 Fatores de Sucesso no E-commerce e Lojas Virtuais
1 – Segmentação
Investir em um nicho de mercado proporciona menos concorrência, mais especialidade e mais chance de alcançar a liderança no mercado, além de demandar investimento inicial consideravelmente menor.
2 – Promoção
Se lojas virtuais economizam por não ter o custo da loja física, por outro lado a divulgação do seu e-commerce em vários canais é fundamental para colocar seu negócio no mapa da internet e do seu consumidor.
3 – Marketing de relacionamento
O momento da decisão de compra do consumidor é muito sensível. Um diferencial importante para seu negócio é investimento em um atendimento impecável ao seu cliente, com diversos canais de contato e respostas ágeis e prestativas, bem como a utilização desses canais para gerar vendas adicionais e conhecer melhor o perfil do seu consumidor.
4 – Mobilidade
Não existem mais lojas virtuais que sobreviveram sem ter uma versão responsiva do site. Uma loja virtual que se adapte ao tamanho das telas– celulares, smartphones e tablets, é fundamental para potencializar suas vendas e conquistar o consumidor.
5 – Tempo de carregamento
A velocidade das informações do seu site é primordial na hora de um potencial consumidor escolher o seu produto, se a página da loja online demora a carregar, isso pode significar a perda imediata de clientes. Teste a velocidade do seu site nessa ferramenta do Google.
6 – Otimização de buscas – SEO
Em um cenário de concorrência acirrada, adotar técnicas específicas para obter bons resultados em um site de buscas, SEO – Search Engine Optmization, pode fazer a diferença na hora de o cliente escolher a loja virtual na qual irá realizar sua compra.
7 – Preço
Observe a concorrência, analise e conheça profundamente seu mercado de atuação e o seu público-alvo e use mecanismos de estabelecimento de preços dinâmicos.
8 – Prazo
O importante não é ser rápido na entrega apenas, mas acertar a previsão do prazo é fundamental.
9 – Métricas
Uma parte primordial de uma estratégia digital é utilizar um conjunto de parâmetros para medir a performance da loja virtual e dos seus processos internos e auxiliar na tomada de decisão dentro da sua empresa.
10 – Comunicação visual
As informações visuais da sua loja online e a qualidade das fotos dos produtos vendidos também fazem a diferença para o sucesso do negócio.
Descubra como você está frente a esses dez fatores-chave de sucesso no e-commerce respondendo uma autoavaliação e receba na hora as recomendações para sua loja virtual melhorar:
QUERIA SABER COMO FAIS PRA TER SUCESSO TRABALHO COM VENDAS EM CASA