Se você anda antenado pela internet, então muito provavelmente já ouviu falar que o futuro dos meios online são os vídeos.
Afinal de contas, eles são ferramentas poderosas do marketing digital, que podem ser capazes de gerar leads (potenciais clientes), ampliar o relacionamento, atuar no processo de nutrição e impulsionar a jornada de compra!
Ou seja, o uso de vídeos se tornou essencial para as empresas que querem se destacar na web. E a partir daí, surgiu o webinar.
Por sua vez, webinar é utilizado como um dos meios de comunicação mais interativos e dinâmicos do momento, e é por essa razão que empresas de todos os tipos e segmentos estão utilizando em suas estratégias.
Uma indústria de cilindro hidráulico pode usar o webinar para se tornar mais conhecida no mercado e passar autoridade, por exemplo.
E se você quer se aprofundar nessa tendência, nós elaboramos este post exclusivo para te explicar o que é o webinar, como ele funciona e quais os seus benefícios. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes do tema! Vamos lá?
O que é e como funciona o webinar?
De forma geral, o webinar é um formato de videoconferência que tem o propósito de passar informações comerciais ou até mesmo educacionais.
Para isso, uma empresa ou pessoa utiliza uma plataforma online para realizar a transmissão do webinar.
O termo “webinar” vem de uma expressão em inglês, denominada, Web Based Seminar, que traduzido ao português, significa “seminário realizado pela internet”.
Ou seja, o webinar é basicamente um seminário apresentado de forma online ao público. Se sua empresa atua com deck de madeira, por exemplo, e deseja elaborar um webinar, é muito importante escolher uma ferramenta online que atinja seu público e satisfaça as suas necessidades, de acordo com os seus objetivos.
Algumas das ferramentas mais conhecidas são o YouTube Live, GoToWebinar e Google Hangouts.
Quais os benefícios do webinar?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o webinar, vamos conferir abaixo as suas principais vantagens e benefícios. Continue lendo!
Atenção
Fisgar a atenção do público pode ser um grande desafio, dependendo do formato de conteúdo que sua empresa disponibiliza.
No entanto, o webinar sai na frente em termos de atratividade, uma vez que a utilização de vídeos ao vivo proporciona uma experiência única.
Engajamento
Em paralelo a isso, o webinar também se destaca no quesito engajamento. Por ser um formato de conteúdo mais humanizado e interativo, é possível aumentar as chances de vínculos e laços com os usuários, o que também reflete no aumento do engajamento dos mesmos.
Em muitas ferramentas online de webinar, por exemplo, é possível responder as dúvidas dos participantes em tempo real, incentivando mais ainda o envolvimento e interação.
Autoridade
Por fim, o webinar também pode fazer com que a sua empresa se torne uma referência no assunto.
Especialmente se o tema é mais complexo, como processo de produção de etiqueta código de barras, por exemplo, o uso de vídeo torna o entendimento mais simples e dinâmico.
Isso significa que os clientes irão sempre optar por esse formato, recorrendo a sua empresa quando se interessar pelo assunto.
Agora que você já sabe tudo sobre os webinars, o que acha de aplicar essa dica em seu próprio negócio e se destacar? Gostou do post?