Celular é eleito como o produto queridinho do ano e foi o que mais trouxe satisfação aos consumidores
O Natal, para além de ser uma data bastante celebrada ao redor do mundo, também é um dos principais períodos comerciais, sendo muito importante para e economia. Sem deixar os simbolismos de lado, o Natal é muito esperado pelo comércio, pois as tradicionais trocas de presentes movimentam lojas físicas, e-commerces e mesmo empreendedores locais que produzem produtos artesanais especialmente para a época festiva.
Entre rituais como amigos secretos e os presentes direcionados para amigos, amores e familiares, com frequência, pouco se pensa nos presentes que cada um gostaria de receber, caso fosse possível escolher. Neste sentido, o Guia dos Melhores realizou uma pesquisa que revelou que o presente dos sonhos de Natal dos brasileiros em 2023 é ganhar uma viagem.
O estudo, produzido pela plataforma de avaliação de produtos online, entrevistou brasileiros de todas as idades e regiões do país, buscando entender as intenções de compra da população para o Natal. Também investigou quais foram os produtos que mais trouxeram satisfação para os consumidores em 2023, além dos planos de investimentos para 2024.
Presente para mim
Além de conhecer novos lugares, ganhando uma viagem de Natal, o presente dos sonhos indicado por 21% dos entrevistados, o brasileiro também gostaria de receber de presente um carro novo, conforme indicado por 17% dos respondentes, seja para possuir o primeiro veículo ou mesmo para trocar o atual por um modelo melhor. A casa própria, um desejo de muitos, aparece em terceiro lugar, sendo a escolha de 12%. Também aparecem na lista com lugar de destaque o celular, escolhido por 9% dos entrevistados e dinheiro, indicado por 5%.
Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, analisa a lista de presentes mais desejados. “Possuir uma casa ou um carro sempre foram sonhos conhecidos dos brasileiros, pois são itens que, de certa forma, garantem o conforto e uma condição de vida melhor. É interessante perceber que, de forma geral, o que os brasileiros gostariam de ganhar de presente neste ano é uma viagem. Essa escolha pode indicar que o ato de presentear alguém pode ser uma boa oportunidade de dar para aquela pessoa algo que, talvez, ela não fosse comprar para si mesma, uma vez que não é um item essencial. Fica a dica de que experiências são boas opções de presente neste Natal”.
Presente para os outros
No entanto, quando se pensa em presentear alguém, fatores como utilidade do presente e economia acabam pesando na decisão. Quando perguntados sobre quais lembranças pretendem comprar para dar na data, 56% darão preferência para roupas e acessórios e, ainda dentro do vestuário, 29% pretendem presentear com calçados. Na terceira colocação aparecem os brinquedos, indicados por 28% dos entrevistados; na sequência foram citados os produtos de cosméticos e beleza, indicados por 26%, e aparelhos eletrônicos, por 25%.
Se tem presente, tem desconto?
Por se tratar de uma das principais datas comerciais do ano, a época de Natal vem com a promessa de descontos e preços atrativos para o público. O momento também é propício, pois parte dos trabalhadores recebem benefícios, como 13º salário, valores em vale ou mesmo adiantamento das férias.
Contudo, o que a pesquisa revela é que os a maior parte dos investimentos da data ficam realmente restritos aos presentes, pois 47% dos entrevistados afirmaram que compram apenas os presentes necessários. Dentre os demais, 27% aproveitam os descontos para comprar produtos que estiverem com preços atrativos; 8% aguardam o período para realizar compras que planejaram ao longo do ano para aproveitar os preços mais baixos, e 6% não costumam comprar no período do Natal, pois geralmente fazem as compras na Black Friday.
“Pela pesquisa, fica claro que a movimentação comercial do período do Natal está realmente relacionada com a compra de presentes. O fato de a Black Friday também acontecer apenas um pouco antes da data certamente interfere no resultado das compras pessoais no período natalino. O tipo de produto comprado também acaba sendo diferente, conforme a possibilidade de investimento. Na Black Friday se percebe uma maior movimentação em relação a eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo”, comenta Scherer.
Produto favorito de 2023
Com o ano acabando, chega a época das retrospectivas, e fica difícil não pensar naquelas aquisições que valeram a pena – e também naquelas que podem não ter sido tão vantajosas assim. Em 2023, os brasileiros investiram nos eletrônicos, e eles foram os que ficaram em primeiro lugar entre os produtos mais comprados, com a marca de 26%. Roupas e acessórios também trouxeram satisfação, e foram citadas por 15% dos participantes da pesquisa.
Mas, entre os eletrônicos, o queridinho foi o celular, que se mostrou como a compra favorita de 15% dos entrevistados. Roupas também foram citadas como as aquisições preferidas por 8% dos respondentes; viagens, por 6%; carro, televisão e notebook foram indicados por 4%, e calçados e livros por 3% dos entrevistados.
“Entre os diversos produtos eletrônicos desejados, que passam por notebooks, televisões e videogames, o celular ainda é o mais almejado pelos brasileiros. Seja pela vontade de adquirir um modelo mais atual ou de alguma marca específica, a rápida atualização dos modelos e sistemas deixa a sensação de que sempre podemos ter um aparelho melhor. Quando se troca de celular e se chega mais perto de modelo considerado como mais moderno e alinhado com os lançamentos do mercado, também se ganha em status social, o que garante um sentimento de inclusão e satisfação”, analisa Scherer.
Olhando para o futuro: intenções para 2024
As viagens realmente estão fazendo a cabeça dos brasileiros. Sobre as intenções de compras para 2024, 54% dos entrevistados disseram que pretendem investir em viagens no próximo ano. Os itens pessoais e itens para casa aparecem na sequência, com 42% das escolhas; saúde, esporte e bem-estar também estão entre as prioridades, e foram citados por 36% dos entrevistados; investimentos em educação foram indicados por 33% dos respondentes, e o pagamento de dívidas por 32%.
“Tudo indica que o brasileiro vai se esforçar para viajar em 2024. A tendência é muito interessante, pois movimenta diversos setores que fazem a economia girar. O fato de as viagens serem investimentos não essenciais, também demonstra um movimento positivo do consumidor, além de uma tendência à priorização de experiências, e não necessariamente de bens físicos. Ao longo dos próximos meses, poderemos analisar com mais precisão o que pode vir a ser um novo comportamento de compra da população, com um hábito relevante para o mercado”, conclui Scherer.
Metodologia
Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 16 anos e de todas as classes sociais.
Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.
Data de coleta: entre os dias 04 e 11 de dezembro de 2023.