Com o propósito de contribuir com a política de redução de desperdício de alimentos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), baixou uma Portaria desobrigando a necessidade de informar o prazo de validade nas embalagens dos vegetais frescos.
No Brasil, estima-se que o desperdício de alimentos é de cerca de 27 milhões de toneladas/ano, sendo o varejo alimentar responsável por cerca de 12% desse desperdício, os quais, muitas vezes, são perdas decorrentes de descartes indevidos uma vez que o alimento estava bom para consumo, mas foi descartado devido ao prazo de validade indicado na embalagem.
Na visão da Anvisa e MAPA, em relação aos vegetais frescos, trata-se de um processo de corresponsabilidade entre o consumidor e varejo, ou seja, entende-se que o consumidor consegue observar e avaliar as condições do produto a ser consumido e, por outro lado, o varejo tem a responsabilidade de manter as condições adequadas de armazenamento e conservação do produto, antes que ele seja consumido.
A mesma linha de ação poderá ser adotada para outras classes de alimentos!
Fonte: Agência Tocantins. Disponível em: https://www.agenciatocantins.com.br/noticia/51969/vegetais-frescos-embalados-nao-tem-mais-prazo-de-validade-e-isso-nao-e-ruim. Publicado em 21/08/2022 por Alex Paulo Guimarães
Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do SEBRAE no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.