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Valorizando a experiência no varejo

Valorizando a experiência no varejo

A oferta de uma experiência positiva ao cliente depende da utilização de tecnologias inovadoras, um atendimento ágil e uma abordagem próxima ao consumidor.

 

Experiência do cliente como tendência no varejo

Uma tendência no varejo é oferecer uma experiência de alta qualidade ao cliente usando tecnologia e dados de forma estratégica. Essa é a conclusão alcançada por 30 proprietários de empresas de São Paulo que visitaram a edição de 2023 do NRF Retail’s Big Show em Nova York, como parte do programa de negócios globais da Sebrae Trade.

 

A delegação também visitou lojas famosas, participou de hackathons e preparou um plano para seus negócios com base no que viram. O uso de tecnologia no varejo está constantemente avançando, com provadores virtuais, sistemas de monitoramento de câmeras que fornecem recomendações de produtos e mapas de calor e gerenciamento eletrônico de estoque.

 

Desde a pandemia, o varejo americano viu um forte retorno às lojas físicas, que devem oferecer experiências ao cliente com base na análise de dados. As empresas devem estar sempre cientes dos movimentos dos clientes para definir seu portfólio de produtos, especialmente porque os consumidores estão mais informados sobre as marcas e desejam fluência na experiência de compra.

 

Harry Potter e a experiência do cliente no varejo

Um dos destaques da loja oficial de Harry Potter, que é altamente considerada por sua narrativa e envolvimento do cliente. Os clientes podem interagir com vários elementos do filme e participar de passeios de vassoura em realidade virtual, por exemplo. A loja contrata apenas funcionários que amam o filme e conhecem seus detalhes. Os varejistas estão adotando estratégias semelhantes para criar experiências que levam os clientes a fazer compras.

 

A agilidade é essencial no cenário de varejo atual, de acordo com Paige Thomas, CEO da loja americana de bens de luxo Saks. As empresas devem colocar as coleções em prática em intervalos mais curtos, já que o comportamento dos consumidores muda mais rapidamente devido ao conhecimento das marcas por meio das mídias sociais.

 

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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