Desde o seu surgimento, as criptomoedas sempre estiveram presentes no radas de qualquer investidor, desde a implementação da Bitcoin em 2009, esse foi um termo sempre muito pesquisado por qualquer pessoa dentro do setor financeiro, mas com o passar dos anos, ele se popularizou cada vez mais, se tornando uma das formas mais comuns de investimento no mercado moderno.
Investir em criptomoedas, principalmente no Bitcoin, era uma saída comum, com retornos absurdos e um investimento que concedia um lucro consideravelmente alto, com pessoas que precisavam até de um carrinho plataforma para retirar todos os seus ganhos.
Mas, com a chegada de 2022, as criptomoedas estão passando por um momento instável e de queda brusca, devido a crise inflacionária, a bitcoin atingiu um dos menores valores de sua história, cerca de US$ 17,6 mil no começo do mês de junho, tendo uma queda de mais de 70% em relação aos últimos oito meses.
Por este motivo, muitos investidores se questionam, será que ainda vale a pena investir em criptomoedas? No texto de hoje, nós iremos mostrar para você se esse ainda é um mercado viável e benéfico para os investidores, bora conferir? Vamos lá!
O que são as criptomoedas?
Criptomoedas nada mais são do que moedas virtuais funcionando como um modelo de troca, geralmente descentralizado e que utiliza de algumas tecnologias como o blockchain e da criptografia, para garantir a segurança e a criação de novas unidades de moedas.
Dessa forma, esse dinheiro não é físico e se limita ao mundo virtual, além de não pertencer a nenhum país, sendo de uso global, a Bitcoin foi a primeira criptomoeda, mas depois dela vieram várias outras como a Ethereum e a Tether, cada uma possui suas próprias particularidades, assim como os uniformes profissionais, onde possuem o mesmo objetivo, mas cada empresa implementa suas próprias peculiaridades, como as cores ou o logotipo.
O que faz delas um ótimo investimento é justamente a sua segurança, todas são protegidas e criptografadas, o que deixa praticamente impossível o acontecimento de fraudes, elas como um todo, acabam gerando altos retornos devido a sua alta procura e popularização nos últimos anos, existem vários países e estabelecimentos, que já aceitam esse tipo de moeda como pagamento.
Qual o cenário atual das criptomoedas?
Qualquer investimento que for ser feito, independente qual seja, é sempre importante colocar na balança qual é o seu cenário e sua relevância atual, afinal, com um mercado cada vez mais dinâmico, é até natural que certas mudanças ocorram com o passar dos anos, e no momento, as criptomoedas estão enfrentando um período de alta instabilidade.
Com a crise inflacionária cada vez mais forte, muitos investidores estão vendendo suas bitcoins e criptomoedas de forma geral, com receio de que o valor continue baixo, como citamos acima, essa é uma das maiores crises dentro do mundo virtual, e um panorama que no final de 2021 era extremamente positivo, agora se encontra com um enorme ponto de interrogação.
Durante todo o ano de 2022, as criptomoedas só caíram, e o pico apresentado no começo de 2020, agora já está em baixa, porém, nem tudo é negativo, para quem deseja entrar no mercado, essa é considerada como a hora ideal, já que dificilmente, as criptomoedas estão tão baratas quanto agora, com uma boa possibilidade de que voltem a ascensão no futuro.
Quais as vantagens e desvantagens de investir em criptomoedas?
O mercado está volátil, e é difícil separar apenas vantagens ou apenas desvantagens de investir dentro deste segmento, entre os principais benefícios, podemos citar a facilidade, já que a transação pode ser feita em 3 minutos, as taxas principalmente da Bitcoin, consideradas baixas em relação a outros investimentos e a segurança, já que graças ao Blockchain, você não corre riscos de sofrer fraudes ou possíveis golpes.
Em contrapartida, temos alguns pontos negativos como a desvalorização atual, e consequentemente a alta volatilidade das moedas, a baixa aceitação, por mais que muitos países utilizam e aceitem as criptomoedas, ainda é algo muito raro, e por fim, a falta de regulamentação.
Afinal, vale a pena investir em criptomoedas?
Mas no final das contas, será que vale a pena investir em criptomoedas em 2022? Bom, diferente de um sistema de automação que é algo consolidado, esse tipo de investimento é extremamente instável, mas que possui seus pontos positivos muito fortes, a cerca de dois anos atrás, a resposta seria definitivamente sim, porém com o cenário atual tudo fica mais incerto.
Essa é uma avaliação muito pessoal, e depende do investidor, nos dias de hoje, esse não é um investimento tão seguro, mas possa vir a alcançar seu auge como no ano passado, ninguém sabe!
Então, tudo depende do seu perfil e daquilo que você procura no mercado de investimentos, coloque na balança as vantagens, desvantagens, cenário atual e sua afinidade com as criptomoedas para ter um veredito final de sua escolha.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.