Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Vale a pena contratar equipe remota para projetos grandes?

Vale a pena contratar equipe remota para projetos grandes?

O trabalho remoto está se tornando uma verdadeira tendência dentro do mercado de trabalho. As pessoas estão cada vez mais preparadas para oferecer este tipo de serviço, e as empresas estão percebendo as vantagens de contratar profissionais para prestar serviço remoto, mas uma dúvida que surge é: será que vale a pena contratar equipe remota para projetos grandes?

 

A resposta rápida e simples é: sim, vale a pena contratar equipe remota para projetos grandes. Esta resposta leva em consideração as vantagens de contratar uma equipe remota para trabalhar em projetos grandes, em comparação com as desvantagens.

 

Graças a tecnologia e o processo de digitalização das atividades corporativas, o trabalho remoto não perde em efetividade para o trabalho presencial. Hoje as pessoas podem trabalhar de forma colaborativa independente da distância onde os membros da equipe estão.

 

As ferramentas de comunicação e de armazenamento de dados estão cada vez mais eficientes e ajudam a facilitar o trabalho remoto, de maneira que para muitas pessoas o trabalho remoto é o futuro.

 

Vamos conhecer algumas vantagens e desvantagens de contratar uma equipe remota para projetos grandes.

Desvantagens

 

A única desvantagem de contratar uma equipe remota era a dificuldade de organizar os projetos para que a equipe pudesse trabalhar. Geralmente os trabalhos organizados presencialmente costumavam ser organizados naturalmente. Entretanto, esta desvantagem está aos poucos se tornando uma vantagem para as empresas e colaboradores.

 

Hoje em dia, as ferramentas de comunicação já facilitam a estruturação do trabalho remoto em equipes, por isso esta desvantagem é coisa do passado. Até o trabalho de supervisão de projetos remotos está mais eficiente, então se você estava em busca de uma desvantagem, é um prazer informar que elas não existem.

Vantagens

 

Por outro lado, as vantagens se acumulam aos montes, vamos te ajudar a conhecer algumas das razões pelas quais vale a pena contratar equipe remota para projetos grandes.

Profissionais qualificados

 

Através de ferramentas para trabalho remoto você pode selecionar profissionais superqualificados sem se preocupar com as limitações geográficas. Esses profissionais normalmente se cadastram em plataformas de serviço freelancer, e fica fácil encontrar especialistas através dessas ferramentas.

 

Um exemplo disso é o trabalho de prolancer. Este trabalho permite que profissionais qualificados prestem serviço para várias empresas sem sair de suas casas. Basta apenas definir bem quais são suas qualificações e começar a atuar.

 

Em vez de selecionar equipes com profissionais desqualificados, mas que estão próximos, você pode montar equipes para realizar os seus projetos com os melhores profissionais mesmo que eles estejam à distância. Em outras palavras, uma equipe remota pode ser um verdadeiro “Dream Team” para seu projeto.

Custo acessível

 

Outra vantagem de contratar uma equipe remota para realizar projetos grandes, é o fato que o trabalho destes profissionais acaba saindo mais em conta do que a manutenção de uma equipe presencial em sua empresa.

 

Todo empresário sabe que manter colaboradores trabalhando presencialmente custa caro. Você precisa se preocupar com manutenção do prédio, energia, água e algumas até transporte e alimento. Uma equipe remota não te oferece este tipo de gasto, geralmente você paga pelo serviço que é realizado, ou seja, pelo resultado do projeto.

 

Este é apenas um dos exemplos de como uma equipe remota pode ser mais acessível que uma equipe presencial. A redução de custo resulta consequentemente em um aumento da renda para você, sem mencionar que profissionais que têm condições de realizar serviços remotos costumam ser mais animados com o trabalho e os resultados.

Monitoramento do trabalho

 

Você talvez fique preocupado com o monitoramento do trabalho. Entretanto, este não costuma ser um problema. Profissionais que trabalham como prolancer, geralmente são pessoas dedicadas e envolvidas com o projeto, de forma que eles não oferecem riscos para as empresas, mas não apenas isso.

 

Mesmo que você esteja preocupado com o processo de execução do projeto, existem ferramentas que podem te dar uma visão mais clara do processo de desenvolvimento do que a supervisão presencial, além disso, as ferramentas de trabalho remoto geralmente contêm soluções para facilitar a definição e supervisão de tarefas.

 

Presencialmente você só consegue ver os profissionais, mas não consegue saber em que estão trabalhando, já no projeto remoto você pode supervisionar o trabalho do profissional.

Colaboração em tempo real

 

Outra vantagem de contratar uma equipe remota para realizar projetos grandes é que o trabalho de colaboração pode ser mais articulado do que presencialmente. As ferramentas de colaboração permitem que os membros da equipe realizem suas atividades juntos e de forma participativa.

 

Quem precisa administrar projetos grandes sabe que uma das coisas que pode atrapalhar o serviço, são as conversas paralelas não relacionadas ao trabalho. Na colaboração remota este tipo de problema não existe já que cada prolancer, está envolvido com a sua atividade dentro do projeto.

 

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender porque vale a pena contratar equipe remota para projetos grandes. Em caso de dúvidas basta deixar nos comentários!

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

You must login to add a comment.

Posts relacionados