Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Um Guia da Família para Lidar com Perdas e Sofrimentos de Luto

Um Guia da Família para Lidar com Perdas e Sofrimentos de Luto

Não existe uma maneira certa ou errada de sofrer, mas existem métodos saudáveis ​​de lidar com o sofrimento, e esses conselhos e recursos podem ser úteis.

O que exatamente é luto?

O luto é uma reação compreensível à perda. É a angústia emocional que você experimenta quando algo ou alguém de quem você gosta é tirado de você; a dor da perda costuma ser insuportável.

Do espanto ou fúria à descrença, culpa e profunda tristeza, você pode sentir uma variedade de emoções diversas e inesperadas. O luto pode interferir na sua saúde física, tornando difícil dormir, comer ou até mesmo pensar com clareza.

Essas são reações comuns à perda e, quanto maior a perda, mais grave será o luto. Um dos problemas mais difíceis da vida é lidar com a morte de alguém ou algo de que você gosta.

Você pode conectar o luto com a morte de um ente querido, que é a forma mais extrema de luto; no entanto, qualquer perda pode produzir luto, incluindo:

  • Divórcio ou fim de parceria
  • Deterioração da saúde
  • Ter uma perda de emprego
  • A instabilidade financeira é resultado da perda de estabilidade financeira.
  • Um aborto espontâneo é a perda de uma gravidez.
  • Aposentadoria
  • A morte de um animal de estimação
  • Um sonho precioso foi destruído.
  • Após um evento traumático, há perda de segurança.
  • Vender ou perder a casa da família é uma decisão difícil.

O Processo de Luto

Não existe maneira certa ou errada de sofrer; é um processo profundamente pessoal. Muitos elementos influenciam o modo como sofremos.

O modo como você lamenta sua perda será determinado por sua personalidade e estilo de enfrentamento, sua experiência de vida, sua fé e o significado da perda.

O luto é um processo natural que leva tempo. A cura leva tempo; não pode ser forçado ou apressado e não existe uma programação “normal” de luto. Em semanas ou meses, algumas pessoas começam a se sentir melhor.

O processo de luto pode levar anos para algumas pessoas. É fundamental ser paciente consigo mesmo e permitir que o processo de luto se desenrole naturalmente, não importa o que você esteja passando.

Como lidar com a perda de um ente querido

Embora perder um ente querido seja uma parte inevitável da vida, existem estratégias para lidar com a agonia, aceitar sua dor e, finalmente, juntar os pedaços e seguir em frente.

  • Reconheça seu sofrimento.
  • Reconheça que a perda pode provocar uma ampla gama de sentimentos inesperados.
  • Reconheça que sua jornada de luto será individual.
  • Procure ajuda de pessoas que se preocupam com você pessoalmente.
  • Cuide de você fisicamente para apoiar seu bem-estar mental.
  • Compreenda a distinção entre tristeza e depressão.

As cinco fases do luto

Em 1969, Elizabeth Kubler Ross cunhou a frase “os estágios do luto”. Ela baseou sua pesquisa em estudos que conduziu com pacientes terminais, mas muitos indivíduos aplicaram os estágios a outros eventos ruins da vida e perdas.

A seguir estão as cinco fases do luto:

  1. Negação- Eu não posso acreditar que isso está acontecendo comigo.
  2. Raiva: Por que isso está acontecendo comigo e quem é o responsável?
  3. Negociação- Você pode fazer isso não acontecer em troca de _____?
  4. Estou muito triste para realizar qualquer coisa porque estou deprimido.
  5. Cheguei a um acordo com o que aconteceu.

Se você está passando por algum desses sentimentos depois de uma perda, pode ajudar saber que você não está sozinho e que vai superar isso. Nem todo mundo que sofre passa por todos os estágios, e isso está perfeitamente bem. 

Você não precisa passar por cada estágio para curar, ao contrário do pensamento popular. Algumas pessoas são capazes de superar seu luto sem passar por nenhum dos estágios.

E, se você passar por esses estágios de luto, é improvável que eles ocorram em uma ordem linear, então não se preocupe com o que você “deveria” estar sentindo ou em qual estágio deveria estar.

Esses estágios nunca tiveram a intenção de ser uma estrutura rigorosa que se aplica a todos os que sofrem, de acordo com Kubler Ross.

Antes de terminar o trabalho, ela fez questão de mencionar que não existe uma resposta usual à perda, uma vez que não existe uma perda típica. Nossa dor é tão única quanto nossa personalidade.

Usando a mídia social para expressar luto

As páginas de memória no Facebook e outras plataformas de mídia social tornaram-se formas populares de notificar um grande público sobre a morte de um ente querido e solicitar ajuda. 

Essas páginas não apenas permitem que você compartilhe informações práticas, como planos de funeral, mas também permitem que amigos e familiares deixem seus próprios tributos ou condolências. Ler essas observações muitas vezes pode trazer consolo para aqueles que estão sofrendo.

Outra opção que ajuda a receber apoio dos familiares ou amigos, seria usar imagens de luto para WhatsApp perfil. O que seria isso? Simplesmente colocar imagem de luto ou perfil imagem de luto.

Tudo isso contribui para superação dos momentos de tristeza, ao obter uma frase ou condolência em forma de mensagem. Demonstra que somos apoiados nessas horas tristes com o conforto e consolação.

Claudio Morais

Claudio Morais

JornalistaNovo na comunidade
Sou jornalista e formado em marketing e escrevo conteúdos para vários portais sobre pets, onde falo sobre raças de cachorros, dicas, fotos e etc.

Busco sempre aprimorar meus conhecimentos, para oferecer o melhor para os nossos leitores. Espero que visite nosso portal e aprecie nosso material.

You must login to add a comment.

Posts relacionados