A comunicação interna sempre foi um assunto muito debatido e visado dentro das organizações. Afinal, a ferramenta tem como objetivo alinhar os colaboradores, promover um clima organizacional agradável e engajar a equipe nos objetivos na empresa.
Além disso, vale ressaltar que a comunicação interna tem conquistado cada vez mais espaço no ambiente empresarial devido a exigência do consumidor, uma vez que as ações internas influenciam significativamente na qualidade dos serviços e na entrega de produtos.
A evolução da internet transformou as formas de interação entre público e empresa. Com isso, os colaboradores podem realizar manifestações negativas a respeito da marca, influenciando os consumidores durante os processos de compra.
Pensando nisso, preparamos este post para que você, gestor, entenda de uma vez por todas sobre a comunicação interna no ambiente empresarial. Nele, você entenderá o significado desse conceito, os seus benefícios e como aplicá-lo. Acompanhe!
O que é comunicação interna?
A comunicação interna é o conceito que caracteriza o conjunto de ações realizadas por uma empresa com o objetivo de alinhar a equipe.
A comunicação, por sua vez, tem como objetivo divulgar as ações adotadas pelos departamentos e supervisores.
A importância da comunicação interna pode ser vista pela necessidade dos colaboradores em conheceres as estratégias e as atividades a serem seguidas.
Dessa forma, é possível proporcionar o conhecimento básico sobre o passo a passo da companhia.
Além do mais, é fundamental deixar as informações claras para os colaboradores, uma vez que elas influenciam significativamente na qualidade do serviço e no desempenho da equipe, mesmo em nichos específicos, como em indústrias de conexões pneumáticas, por exemplo.
Quais são os benefícios da comunicação interna?
Trabalhar com a comunicação interna é extremamente relevante para as empresas. Afinal, só assim é possível manter o ambiente alinhado com as metas e objetivos estipulados pela organização.
Além do clima organizacional, a ferramenta faz com que os colaboradores entendam a sua importância para o desenvolvimento da companhia, principalmente em áreas restritas, como produções de arara de parede.
Dessa forma, a equipe pode desenvolver uma visão consciente sobre as suas funções e como as ações externas podem interferir na sua produtividade.
Essa estratégia é extremamente eficiente e auxilia no aumento da parte lucrativa da empresa.
Como aplicar a comunicação interna?
Geralmente, em situações emblemáticas ou momentos de instabilidade econômica, a equipe tende a ficar mais desmotivada. Quando isso acontece e o cenário não é contornado a tempo as consequências geram impactos negativos no crescimento da companhia.
Pensando nisso, separamos uma lista com alguns elementos básicos para você, gestor, aplicar a comunicação interna agora mesmo. Confira a seguir:
- Elimine todos os focos de boatos e achismos;
- Faça com que o colaborador entenda o seu papel na empresa;
- Estimule o espírito de equipe e o desenvolvimento contínuo;
- Faça com que os funcionários sintam-se confortáveis em pedir ajuda, apresentar novas ideias e expor críticas, mesmo em problemas mínimos, como no uso da esteira transportadora, entre outros;
- Faça com que o relacionamento entre gestores, supervisores e colaboradores seja forte e horizontal.
Portanto, como você pode perceber, tornar a comunicação interna o patrimônio da empresa faz com que os colaboradores fiquem mais motivados para executarem as suas atividades, além de ser uma ótima ferramenta para gerar bons resultados.
Agora que você já sabe tudo sobre a comunicação interna nas empresas, o que está esperando para aplicá-la em sua equipe e ter sucesso? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.