Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Trabalha com Floricultura? Veja as Tendências do Mercado de Flores no Brasil

Trabalha com Floricultura? Veja as Tendências do Mercado de Flores no Brasil

O mercado de flores no Brasil é um setor em constante crescimento e evolução, movimentando cerca de R$ 11,75 bilhões em 2022. Este valor representa um aumento de 7,8% em relação ao ano anterior e demonstra a importância econômica desse mercado para o país.

 

Com uma grande variedade de flores e plantas, o mercado brasileiro oferece opções para todos os gostos e ocasiões, desde arranjos para casamentos e eventos corporativos até flores para presentear amigos e familiares.

 

Leia até o final e fique por dentro do mercado de floricultura no Brasil. Acompanhe:

Origem do mercado de flores no Brasil

Florista vendendo flores para mulher em floricultura

O mercado de flores no Brasil teve início com a chegada dos portugueses em 1500, trazendo consigo algumas espécies que foram cultivadas em solo brasileiro. 

A produção nacional de flores começou a se desenvolver apenas no século XX, com a abertura de empresas especializadas na produção e comercialização de flores. Hoje em dia, o Brasil é considerado um dos maiores produtores de flores tropicais do mundo e uma referência quando o assunto floricultura e jardinagem. 

Em todas as cidades do país, você encontra floriculturas, viveiros e entregas de plantas online, como é o caso da Floraviva Floricultura Goiânia, nossa convidada para explicar um pouco mais sobre o mercado de flores no Brasil

Tipos de flores produzidas no Brasil

O Brasil é um país tropical, o que permite a produção de flores durante todo o ano. Entre as espécies mais produzidas no país, podemos destacar as orquídeas, as rosas, as gérberas, as begônias e as violetas. Além dessas, o mercado oferece uma grande variedade de outras espécies, que podem ser cultivadas em diferentes regiões do país.

 

Produção e Comercialização

A produção de flores no Brasil é bastante diversificada, e se dá em diversas regiões do país. As regiões Sul e Sudeste, por exemplo, são as maiores produtoras de flores do país, enquanto que a região Nordeste se destaca pela produção de flores tropicais. O mercado de flores no Brasil é bastante dinâmico, com a oferta de flores frescas e diversas opções de arranjos.

Além disso, as vendas de flores também se dão em diversas formas, como lojas físicas, floriculturas online e até mesmo em supermercados. A internet tem sido um importante canal de vendas, permitindo a comercialização de flores para diferentes regiões do país.

 

A importância das flores na decoração

Mesa de escritório com laptop e um buquê de flores brancas

As flores são elementos fundamentais na decoração, trazendo cor e vida para os mais variados ambientes. Sejam em casamentos, eventos corporativos ou em casa, os arranjos florais são capazes de transformar o ambiente e deixá-lo mais agradável e sofisticado.

Além disso, as flores também possuem significados e simbolismos, e podem ser utilizadas para expressar sentimentos e emoções. As rosas vermelhas, por exemplo, são símbolo de amor e paixão, enquanto que as flores amarelas são utilizadas para expressar alegria e felicidade.

 

Em quais datas as pessoas mais buscam comprar flores online?

As pessoas costumam comprar flores online em diversas datas comemorativas ao longo do ano. Algumas das datas mais populares incluem:

  • Dia dos Namorados (12 de junho)
  • Dia das Mães (segundo domingo de maio)
  • Dia Internacional da Mulher (8 de março)
  • Dia dos Pais (segundo domingo de agosto)
  • Dia das Crianças (12 de outubro)
  • Natal (25 de dezembro)
  • Aniversários
  • Casamentos
  • Formaturas

 

Fora as datas específicas, muitas pessoas também compram flores online para presentear amigos e familiares em ocasiões especiais, como uma maneira de expressar amor, carinho e gratidão.

 

Por que o mercado das flores é forte no Brasil?

Homem de barba e avental segurando vaso com flores amarelas

O mercado das flores é forte no Brasil por várias razões. Em primeiro lugar, o clima tropical do país permite o cultivo de uma ampla variedade de flores durante todo o ano, o que significa que há sempre flores frescas disponíveis no mercado.

Além disso, as flores são muito valorizadas na cultura brasileira, sendo frequentemente utilizadas em celebrações religiosas, festas e outras ocasiões especiais. Por exemplo, a flor de laranjeira é tradicionalmente utilizada em casamentos, enquanto o crisântemo é comumente associado ao Dia de Finados.

Outro fator que contribui para o forte mercado de flores no Brasil é o aumento da demanda por presentes personalizados e exclusivos. As pessoas estão cada vez mais buscando presentear seus entes queridos com presentes que sejam únicos e especiais, e as flores são uma ótima opção para isso.

Por fim, a popularização do comércio eletrônico e das compras online também tem impulsionado o mercado de flores no país. Com a facilidade de acesso às lojas virtuais, muitas pessoas estão descobrindo as vantagens de comprar flores online, o que tem estimulado o crescimento do setor e ampliado a oferta de produtos e serviços para os consumidores.

 

Ainda é um bom negócio abrir uma floricultura?

Empresário Danilo Jordão Teixeira sorrindo com dois vasos de flores

“Antes de abrir uma floricultura, é importante entender o mercado. O mercado de flores no Brasil é grande e diverso, com diferentes tipos de plantas e flores.” Conta o empresário e florista de Goiânia; Danilo Jordão Teixeira.

Existem várias ocasiões em que as pessoas compram flores, desde ocasiões românticas como Dia dos Namorados e casamentos, até funerais e decoração de interiores, como você viu anteriormente.

Uma das vantagens de abrir uma floricultura é a possibilidade de ter uma margem de lucro alta. As flores são consideradas um produto de luxo e muitas pessoas estão dispostas a pagar mais por uma boa qualidade. Além disso, as flores são um produto perecível, o que significa que é importante ter um bom controle de estoque e evitar perdas.

Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar com diversos canais de venda. Além da loja física, é possível vender flores online, em parceria com outros estabelecimentos ou oferecer serviços de assinatura para entrega de flores recorrentes. Isso permite que a floricultura alcance diferentes públicos e aumente suas vendas.

 

Como se Destacar no Mercado de Flores

Para se destacar no mercado de flores, é importante ter um diferencial. Oferecer um serviço personalizado, ter uma variedade de plantas e flores únicas, ter um bom relacionamento com os fornecedores e investir em marketing e divulgação são algumas maneiras de se destacar.

É importante ter um bom conhecimento técnico sobre plantas e flores. Isso permitirá que a floricultura ofereça produtos de qualidade e forneça informações precisas sobre cuidados e manutenção.

A concorrência no mercado de flores é alta, mas não fique triste. Este mercado tem espaço para todos os tipos de negócio.

Existem muitas floriculturas estabelecidas e outras empresas que oferecem flores como um produto adicional. Isso significa que é necessário investir em diferenciação e oferecer produtos e serviços que sejam diferentes dos concorrentes.

 

Conclusão

O mercado de flores no Brasil é um setor em expansão que oferece boas oportunidades para empreendedores e amantes de plantas e flores. Com um grande potencial de crescimento e diversos nichos de mercado, é possível ter sucesso nesse segmento, desde que se tenha um bom planejamento e conhecimento do setor.

As flores são um produto de luxo e muitas pessoas estão dispostas a pagar mais por uma boa qualidade. Além disso, com a possibilidade de trabalhar com diversos canais de venda, como loja física, vendas online e serviços de assinatura, é possível alcançar diferentes públicos e aumentar as vendas.

You must login to add a comment.

Posts relacionados