CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Tipos de Servidores de Hospedagem de Sites para Empresas que precisam criar um site do Zero

O Trabalho de criação de Sites para as empresas com as ferramentas que surgem a cada dia para criação de sites de forma simples e ágil através de templates.

Embora não seja tão profissional quanto a contratação de um serviço de Criação de Sites profissional, como este (https://webtrends.net.br/criacao-sites/), elas estão permitindo que pessoas sem conhecimento técnico consigam realizar esta tarefa com baixo investimento.

Porém há um problema que muitos profissionais se deparam ou que muitas vezes nem imaginam: A hospedagem de site precisa ser escolhida de forma adequada para cada projeto.

Existem vários tipos de hospedagem, sendo cada uma delas recomendada para um tipo de site e demanda diferente.

E a qualidade desta hospedagem irá influenciar diretamente no desempenho e disponibilidade do site de sua empresa. Isso tudo tem impacto muito grande no posicionamento nos resultados do Google.

Neste artigo iremos falar mais sobre estes tipos e suas características para auxiliar na tomada de decisão.

 

1 – Hospedagem Compartilhada

Esse é o serviço de hospedagem de sites mais comum que tem e por consequência o mais comercializado pelas grandes empresas do segmento.

Trata-se de um serviço onde os sites todos ficam no mesmo servidor físico e compartilham dos mesmos recursos, como memória, processador e etc.

Cada site só consegue visualizar as pastas respectivas, porém os recursos são compartilhados entre todos os sites que encontram-se no servidor.

Dependendo da empresa que comercializa os serviços, este tipo de hospedagem pode ser prejudicado se ela alocar uma quantidade muito grande de sites no mesmo servidor.

Isso prejudica drasticamente o desempenho de um site, caso venha a acontecer algum deles usando muitos recursos.

Pessoas questionam frequentemente sobre qual a melhor empresa de Hospedagem de Sites Compartilhada e, em nossos testes, a Godaddy foi superior as demais. (http://www.hospedagemdesites.wiki.br/cupom/godaddy)

 

2 – VPS

VPS é abreviação de Virtual Private Server. Basicamente é como se um servidor fosse dividido em pedaços e cada pedaço fosse alugado para um site diferente.

Neste caso, eles não compartilham os mesmos recursos. Ou seja, se um dos sites de um servidor físico estiver consumindo um processamento muito maior do que o comum, não compromete os recursos dos outros droplets (espaço reservado a uma conta | site).

Cada Droplet é exclusivo e, se não estiver utilizando os recursos de processamento em um determinado período, tais recursos ficarão parados sem uso de nenhum outro site.

Isso garante mais estabilidade e velocidade aos sites alocados.

Porém este tipo de servidor possui uma desvantagem, em especial para usuários iniciantes: Quem aluga o VPS é que fica responsável por instalar, configurar e manter o sistema operacional do droplet.

Cada droplet é como se fosse um servidor isolado. Essa divisão é feita virtualmente e não fisicamente, mas para o usuário fica aparecendo que tem um servidor somente para si.

E usuários iniciantes normalmente não conseguem gerir este sistema operacional, uma vez que o mais utilizado para servidores é o Linux.

 

3 – Servidor Dedicado

O servidor dedicado é realmente um servidor físico totalmente dedicado para um determinado usuário.

É como se você alugasse um servidor e ele fosse exclusivo para você.

Não há nenhuma divisão virtual do servidor. Ele é realmente dedicado para sua empresa.

Normalmente possuem capacidades de processamento altíssimas, mas preços mais elevados.

São recomendados para projetos que consomem alto volume de processamento.

Neste caso, o usuário que contrata o servidor dedicado também fica responsável pela instalação, configuração e manutenção da parte lógica do servidor.

Em alguns casos o fornecedor de hospedagem de sites também acaba entregando pronta a instalação, mas não é uma regra.

A empresa que fornece a hospedagem de sites fica responsável pela manutenção física do equipamento apenas.

Em resumo, se você esta iniciando um projeto e não há necessidade de grande processamento, a hospedagem compartilhada pode ser uma boa solução por ter o menor custo.

Já se o projeto requer mais recursos, é recomendado avaliar uma hospedagem VPS ou um servidor dedicado.

Hospedagem de sites é coisa séria e vale a pena escolher direito antes de ter dores de cabeça.

Boa sorte!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre WebtrendsBoas respostas

Sou Adriano Luz, fundador da Agência de Marketing Digital Webtrends. Especialista em Marketing Digital, adoro criar conteúdos para web sobre Marketing e otimização de Sites (SEO). Trabalho há 10 anos com Marketing Digital. Iniciei gerindo blogs, criando conteúdo e praticando otimização para o Google (SEO),