Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

TikTok: 10 passos para ter engajamento

TikTok: 10 passos para ter engajamento

App de entretenimento pode te ajudar a alcançar o sucesso no mundo digital

Em 2021, o TikTok anunciou que a rede social alcançou 1 bilhão de usuários ativos por mês, cerca de 14% da população mundial. Logo, é a plataforma ideal para conquistar clientes ou fama.

Não só pelo grande número de usuários, mas também pelo seu algoritmo que permite muitas visualizações em vídeos de contas com poucos seguidores. Dessa forma, todos têm chances reais de crescer.

Para entender como o algoritmo funciona e todas as dicas para bombar no TikTok, é só continuar lendo esse artigo!

O algoritmo do TikTok

Pode-se dizer que o alcance do TikTok é um dos mais democráticos.

Primeiro, os vídeos são exibidos conforme sua localização – para um grupo de pessoas da mesma cidade, por exemplo. Se o engajamento for bom com esse pequeno grupo, o vídeo será mostrado em um raio de alcance maior. 

E assim por diante: quanto mais engajamento houver, ele exibirá seu vídeo para mais pessoas.

O engajamento observado é basicamente:

  • Número de visualizações;
  • Curtidas e comentários;
  • Seguidores;
  • Encaminhamentos;
  • Compartilhamentos;
  • Salvamentos;
  • Tempo médio de exibição;
  • Taxa de conclusão;
  • Conteúdo do vídeo;

Esse último, se refere a direitos autorais, conteúdo violento ou de apelo sexual. Para que vídeos que descumpram as diretrizes da plataforma não viralizem.

Dicas para ter engajamento

Use hashtags

Usar hashtags associadas às “trends” (tendências) ajuda a direcionar seu conteúdo para um assunto que está sendo muito pesquisado

Além das hashtags famosas, use algumas relacionadas diretamente com o assunto do seu vídeo. Dessa forma, quem procurar por aquele assunto encontrará seu vídeo.

Então, se seu nicho de conteúdo é moda, use hashtags relacionadas a esse tipo de conteúdo e pesquise se há tendências que se encaixam no vídeo.

 

Invista nos primeiros segundos

O TikTok é muito dinâmico, de uma forma que você pode perder uma visualização em poucos segundos.

Logo, se seu vídeo demorar para prender a atenção do usuário, ele passará para o próximo. Inicie seu vídeo com algo que gere expectativa e que faça o espectador aguardar até o final.

Interaja com outros usuários

Seus seguidores não podem ser só números no TikTok. É importante responder comentários dos seus vídeos e mostrar que está aberto a elogios e críticas. 

Interagir com o conteúdo que passa no seu “For You” é igualmente importante. E além de comentários, você pode fazer um dueto. Ferramenta que permite cantar, dançar, dublar, interagir, comentar e reagir a outros vídeos, lado a lado.

Campanha do Burger King em que o usuário fazia o pedido através de um dueto no TikTok (Foto: Divulgação/Burger King)

 

TikTok Pro

A conta Pro serve para criadores de conteúdos ou empresas. E assim como as contas comerciais do Instagram, oferece métricas para você entender quem é seu público – horário que acessam o aplicativo, idade, localização etc. 

Também é possível ver o desempenho de cada publicação, assim você pode ver o que  está dando funcionando no seu perfil.

De acordo com a agência Influencer Marketing Hub, o horário de maior acesso do TikTok costuma ser entre às 11h da manhã e às 17h30 (horário de Brasília). Mas você pode ter um público com um horário diferente.

Postando no horário que seus seguidores estão navegando aumenta as chances de ter um bom engajamento.

 

Tenha constância

É fundamental postar com frequência no TikTok. Quanto mais você postar, mais chances de viralizar e criar uma base de seguidores que esperam pelo seu conteúdo.

O ideal é uma publicação por dia ou a cada dois, no máximo. Assim, a plataforma te considerará um usuário ativo.

 

Leve seus vídeos para as outras redes sociais

Compartilhe seus clipes em outras redes sociais, como Twitter e Instagram. É uma forma do seu público fiel se interessar também pelo seu TikTok.

 

Participe das “trends”

Intercalar seu conteúdo com as tendências do aplicativo é uma boa pedida. Você pode fazer isso usando os áudios que estão em alta ou fazendo os desafios da moda.

É possível descobrir quais tendências seus seguidores estão vendo através do TikTok Analytics.

 

Use as ferramentas e efeitos 

Produzir um conteúdo de qualidade no TikTok é, relativamente, uma tarefa fácil. Você precisa de uma boa iluminação e algumas edições rápidas.

As ferramentas do aplicativo já oferecem inúmeras possibilidades, basta ter criatividade para inovar.

Além disso, o algoritmo gosta de quem usa os instrumentos de edição da rede social e exibe o vídeo para mais pessoas.

 

Seja original

Pode parecer uma dica batida, mas é fundamental para o marketing digital. A sua relevância e credibilidade é baseada na sua capacidade de inovar. 

Até participando das “trends”, quem inova, se destaca. 

Seu conteúdo pode até ser o precursor de uma nova tendência, já pensou?

 

Tenha uma identidade visual

Existem perfis com uma identidade visual tão marcante que não é necessário nem ler o nome do usuário para saber quem é.

Estude o uso de cores, iluminação e até vestimentas para sua imagem ficar marcada na memória das pessoas.

Com essas dicas valiosas em mãos, é só ligar a câmera e aproveitar tudo que o TikTok pode te oferecer! Deixe seu usuário nos comentários para que todos possam te acompanhar na rede social.

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados