Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Tecnologia: Vale a pena ter uma assistente virtual em casa? Saiba como ela funciona

Tecnologia: Vale a pena ter uma assistente virtual em casa? Saiba como ela funciona

Se vale a pena ter uma assistente virtual em casa é uma questão tão recente que muitos ainda não sabem responder, afinal, o que é uma assistente virtual, afinal? A imensa maioria das residências não contam ainda com essas tecnologias e ainda causa espanto entrar na casa de uma pessoa que dá ordens para um dispositivo realizar todas as ações que ela deveria fazer manualmente.

Pensando nisso, criamos este artigo para falar mais sobre esse assunto que promete ser um dos mais falados no futuro repleto de tecnologias voltadas para aumentar o conforto das pessoas e, por consequência, o sedentarismo também.

Por isso, vamos falar das vantagens de usar essas tecnologias e da necessidade disso para nossa vida, pois, será que precisamos de uma assistente virtual para realizar ações básicas? Entenderemos mais sobre isso, abaixo.

Como saber se vale a pena ter uma assistente virtual em casa

Para saber se vale a pena ter uma assistente virtual em casa, devemos entender cada caso, afinal, existem diversos tipos de pessoas e algumas podem apresentar limitações motoras, tornando difícil a realização de simples atividades no dia a dia como simplesmente ligar a televisão, por exemplo.

Portanto, considerando os casos dessas pessoas podemos dizer que não só vale a pena, mas que é essencial contar com uma assistente virtual que, apenas com um comando de voz, interage com diversas tecnologias em uma residência, desde o acendimento automático de lâmpadas até a programação de ar condicionado em determinadas temperaturas.

As duas mais conhecidas e vendidas no mundo são a Amazon Echo e o Google Home, sendo que ambas transformam nossa residência em casas inteligentes, mas apresentam divergências entre si, já que, como são concorrentes, acabam não reagindo bem a determinados dispositivos que a outra interage.

Quais as vantagens de instalar uma assistente virtual em casa

 
Imagine uma pessoa sadia que, ao chegar em casa do trabalho, senta em um estofado confortável da Fiori Sofás, por exemplo, e não sente vontade nenhuma de levantar para acender a luz, ligar o ar condicionado, programar a televisão para o canal de notícias e somente depois se permitir relaxar um pouco antes de começar as atividades em casa.

Agora, imagine essa mesma pessoa chegando em casa e, em uma simples frase falada como, por exemplo: “Alexa, cheguei do trabalho!”, ver sua residência acendendo as luzes, ligando os aparelhos eletrônicos de forma automática.

Provavelmente, o segundo caso é o melhor para quem busca o conforto, já que o esforço para realizar pequenas atividades por meio de assistentes virtuais é muito pequeno.

E, além desse exemplo que citamos, existem muitos outros benefícios ao utilizar os sistemas de Internet das Coisas integrado às Inteligências Artificiais, pois, muitas pessoas podem até mesmo ser informadas em questão de alguns minutos por um leitor digital comandado pela Amazon Echo, por exemplo, através da ligação dessa assistente com os e-books do Kindle, plataforma de leitura da gigante de tecnologia americana.

Qual a necessidade de instalar assistente virtual em casa?

Agora, quando nos perguntamos se vale a pena ter uma assistente virtual em casa, devemos entender também as necessidades disso, afinal, elas existem? Muitos amantes do mundo high tech dirão que sim, afinal, as tecnologias foram criadas para melhorar a vida das pessoas desde sempre.

No entanto, outros dirão que não há necessidade de comprar um aparelho que realize serviços simples como ligar uma lâmpada, por exemplo, já que isso nos leva ao sedentarismo e aos gastos desnecessários com produtos que não precisam ser adquiridos.

Qual a melhor assistente virtual?

Para entender se vale a pena ter uma assistente virtual em casa, devemos saber quais as funcionalidades principais desses aparelhos, já que isso fará com que as pessoas tenham interesse ou não nessas tecnologias.

Como citamos anteriormente, as duas mais conhecidas são o Google Home e a Amazon Echo, por isso, vamos falar mais sobre as duas.

Quem procura se manter informado a respeito de tudo que acontece no mundo para estar atualizado deve adquirir o Google Home, pois esse aparelho é mais eficiente, já que a empresa que o administra é a maior do mundo no segmento de big data. Por isso, o comando Ok Google falado para ativar essa tecnologia é capaz de entender até mesmo gírias brasileiras.

Para saber se vale a pena ter uma assistente virtual em casa, a Amazon Echo ou Alexa é mais utilizado por quem está buscando as funcionalidades mais práticas como as que citamos no decorrer do artigo, voltadas para pessoas que gostam da comodidade de deixar um assistente virtual fazer tudo que possa ser conectado à internet como regulação de termostatos, acendimento de lâmpadas, entre outras funções que podem ser realizadas por dispositivos conectados via wi-fi, por isso, fica a critério de cada um saber qual é o mais indicado para sua necessidade.

You must login to add a comment.

Posts relacionados