Nos últimos tempos, surgiu um grande número de empresas nacionais e internacionais ofertando, via web, serviços de compras coletivas. Afinal, o que são esses serviços? São empresas especializadas em ofertar diversos produtos e serviços com descontos acima dos praticados no mercado convencional. Estes descontos são negociados junto às empresas que desejam divulgar seu portfólio de produtos e serviços nos respectivos sites.
Com a evolução desse segmento de empresas, surgem também os sites de compras coletivas verticais, nos quais são ofertados produtos e serviços para um determinado nicho de mercado, como, por exemplo, adeptos a esportes, produtos naturais, hospedagens e outros.
Contudo, é necessário observar com cautela a utilização desses canais de comunicação e comercialização, principalmente por dois motivos:
– Financeiros: esses sites cobram taxas de administração que variam de 20% a 50% sobre o valor dos produtos ofertados pelas empresas. Caso o empresário não tenha controle total das estruturas de custos do seu portfólio de produtos, poderá incorrer no risco de eventualmente operar até no vermelho.
– Capacidade de atendimento: é fundamental que o empresário tenha ciência e consciência de que uma oferta publicada na internet com descontos acima dos praticados acarretará em uma grande demanda ao seu negócio. É importante se preparar para receber um público bem superior.
A participação em sites de compras coletivas deve ser encarada, pelo empresário, como mais uma estratégia de canal de divulgação e venda de seus produtos. Para obter sucesso nesta iniciativa, deve-se analisar os períodos de alta e baixa sazonalidade de seus produtos e observar cuidadosamente a estrutura de custos de cada um deles.