Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Seus erros não definem você, eles guiam você!

Seus erros não definem você, eles guiam você!

Quando cometemos um erro, independente do grau dele, a culpa e a vergonha podem nos corroer, fazendo com que nos sintamos uma pessoa imperfeita, impotente e não merecedora. E esta visão distorcida pode nos torturar por dias, semanas, meses, anos, etc. Porém, é chegada uma hora que precisamos olhar para a situação sob uma nova ótica.

Toda culpa, invariavelmente, é consequência de uma pretensão. Afinal, todos nós pretendemos ser melhor do que realmente fomos, desejamos ter feito melhor do que fizemos e, mais do que isso, desejamos ser aquilo  que ainda não tínhamos condições de ser no momento que erramos.

E a grande verdade é que todos nós erramos ao longo da vida e não precisamos nos culpar por isso. A culpa é um sentimento inútil se não dá origem a reflexões que poderão nos guiar a uma nova versão ainda melhor de nós mesmos.

Afinal de contas, quando você erra, você reflete sobre suas atitudes e busca entender onde errou e porque agiu da forma que agiu? Meditar nestas perguntas é muito mais importante que passar seus dias se martirizando pelo que aconteceu.

Sim, errar é humano. Desculpar-se pela falha é um ato de humildade e desenvolvimento pessoal. Porém, além de sentir muito pelo erro, é indispensável buscar pela correção do mesmo – seja por meio de ações ou estratégias que evitem a repetição.

Permita-se aprender com os seus erros

Seja no ambiente de trabalho, com um familiar, com um amigo ou com seu parceiro amoroso, o que você poderá fazer para reparar o erro que cometeu e, mais do que isso, se certificar de que o erro não se repita?

Se você falou algo negativo para o seu amigo ou tomou uma atitude que ofendeu seu parceiro, você vai continuar repetindo o que lhe desagradou?

Entenda que o problema não está em errar, mas sim em tomar ciência do seu erro e mesmo assim continuar repetindo-o no futuro. Afinal, errar uma vez é humano, a partir da segunda vez já não é mais erro, mas sim uma escolha.

Pense nisso e procure desenvolver um comportamento mais assertivo para alcançar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Observe onde você errou, como está errando, porquê está errando e defina o que você pode fazer a partir de agora para mudar isso.

Mas não faça isso apenas pelos outros, mas também por você. Para que você se orgulhe de si mesmo!

Aprenda a consertar as suas falhas de modo prático

Você sabe como reagir frente aos seus erros, seja em sua vida pessoal ou profissional? A seguir confira um guia simples e prático:

    • Faça de tudo para errar: pode parecer óbvio que tanto no âmbito pessoal quanto profissional busquemos fazer de tudo para evitar os erros. E como você pode fazer isso? No trabalho, revisando e planejando, e na vida pessoal, pedindo conselhos ou refletindo sobre suas decisões, por exemplo.
  • Aceite que errou: quando algo negativo acontece, não é hora de se desesperar. Acalme-se e entenda que nem sempre é possível evitar os erros. Busque aceitar o ocorrido, afinal  ninguém é perfeito.
  • Pare de se lamentar: conseguiu identificar onde você errou? É hora de corrigir o engano e não de lamentar! Faça uma análise detalhista, reflita, peça conselhos e coloque em ação atitudes para corrigir o erro ou para evitar que ele aconteça de novo.

Busque a sua evolução através de uma ferramenta poderosa!

Quer se desenvolver dentro do seu plano pessoal, interpessoal e profissional? Conheça o curso de coaching do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) que irá lhe apresentar uma poderosa ferramenta para que você seja capaz de entender por conta própria porquê está errando em determinadas situações.

Ao conhecer melhor a si mesmo você irá compreender a origem de determinados comportamentos que você tem e como eles podem ser menos sabotadores em sua vida e no seu dia a dia.

Conheça alguns benefícios pessoais e profissionais que o curso em coaching pode lhe oferecer:

  • Desenvolvimento de planos de ações verdadeiramente efetivos;
  • Desenvolvimento de habilidades necessárias a um profissional mais produtivo;
  • Potencialização de suas habilidades de liderança;
  • Irá te ajudar a tirar suas metas do papel;
  • Irá melhorar a sua qualidade de vida pessoal e profissional;
  • Irá ajudá-lo a descobrir o que te impede de alcançar seus objetivos.

Aprenda a desenvolver o autoconhecimento e autodesenvolvimento e estar sempre em constante evolução!

Rodrigo Huback de Azevedo

Rodrigo Huback de Azevedo

Entrou no jogo
Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.

You must login to add a comment.

Posts relacionados