Com a entrada da indústria no período pós-pandêmico, certos setores se destacam pelo crescimento rápido e potencial para recuperação É o caso do setor de Higiene pessoal, perfumaria e Cosméticos.
Segundo a ABIHPEC, no primeiro semestre de 2022 o setor registrou um crescimento de aproximadamente 10% nas vendas ex-factory se comparado ao ano anterior, 2021. Os dados são forte indicativo da rápida recuperação deste segmento da indústria.
Esse movimento vem acompanhado da aceleração da transformação digital e do surgimento de novas lojas de cosméticos virtuais.
Para quem deseja ter o próprio negócio e gosta de lidar com cosméticos e produtos para autocuidado, abrir uma loja virtual no setor é uma opção consideravelmente segura. Ainda assim, é necessário estar atento a certos aspectos.
Identificar as necessidades do setor
Mapear as dores e necessidades dos possíveis compradores é uma boa maneira de identificar oportunidades dentro do setor, oferecendo soluções interessantes que façam com que a marca se destaque entre as concorrentes. Existem poucas lojas vendendo um produto em específico? Há problemas de entrega frequente para certa região? Fazer esse tipo de pergunta pode ajudar a indicar o caminho do negócio.
Regularidade da operação
A abertura de uma loja virtual demanda alguns cuidados específicos, especialmente por se tratar de um segmento regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Alguns registros e autorizações são necessários para revender produtos importados ou de outras marcas, e é necessário levar isso em consideração dependendo do tipo de cosmético que será vendido.
Além disso, outras medidas mais gerais são importantes na hora de abrir uma loja virtual, e isso vale para empreendimentos de qualquer tipo. Estar licenciado para emitir notas fiscais, ter um site bem estruturado e um processo de venda claro são alguns dos pontos indispensáveis.
Produtos para a venda
Um dos pontos que torna ainda mais interessante a abertura de uma loja dentro desse nicho é a grande quantidade de produtos que podem ser comercializados. Segundo a sétima edição do Beauty Plan 2022, importante estudo anual do setor da beleza no Brasil, produtos para os fios (61%), cosméticos para limpeza facial (56%) e perfume (51%) são os produtos preferidos segundo as mulheres entrevistadas.
Com uma ampla gama de opções, é possível criar uma loja de cosméticos generalista, com produtos de diferentes categorias. Essa estratégia é interessante pensando no ponto de praticidade da compra online, permitindo que o cliente encontre tudo o que está buscando do setor em um único local.
Já para quem busca investir em um público mais qualificado, existe a possibilidade de investir em uma loja virtual com produtos de nicho. Uma tendência com um número crescente de adeptos é o k-beauty, focada em produtos que fazem parte ou são inspirados nas rotinas de beleza coreana pode ser uma alternativa para quem quer conversar com os interessados nesse tipo de produto.
Outra alternativa é focar a loja em cosméticos e produtos de luxo, incluindo perfumes, que são artigo importante para esse nicho. Nomes como Good Girl, de Carolina Herrera ou Sì Passione, de Giorgio Armani, são algumas das opções facilmente reconhecíveis para o público-alvo desse tipo de loja. Como a média de valor de itens de luxo é mais cara, vale um cuidado especial na hora de selecionar os fornecedores.
Com a mudança de tendência do consumidor online e do setor de Higiene pessoal, perfumaria e Cosméticos, surge um espaço com potencial de crescimento para quem tem ideias inovadoras e busca empreender.