As buscas no Google por um segundo idioma no Brasil ultrapassaram a marca de 11 milhões só em 2022. É o que revela um levantamento conduzido pela Preply. A plataforma de idiomas analisou mais de 11 milhões de pesquisas em 2022 no Google Trends em todos os estados do país que incluíam termos relacionados a cursos de idiomas e montou um ranking das línguas mais procuradas.
Dos 24 idiomas analisados, o inglês lidera em todas as regiões e também nacionalmente. A língua, que é falada em mais de 35 países, foi buscada cerca de 1,2 milhões de vezes desde janeiro. A surpresa do estudo foi a língua brasileira de sinais (Libras), que totalizou 98 mil buscas, sendo o segundo idioma mais procurado pelos brasileiros em 2022. A busca por cursos de Libras teve 110% mais pesquisas que seu sucessor, o espanhol, que concentrou 46,6 mil. Veja o ranking completo aqui.
Das outras línguas europeias, o francês, italiano e alemão integram o top 10. A Ásia é representada pelo coreano, mandarim, japonês e hebraico.
Demanda por cursos de Libras aumenta e idioma figura como o 2ª mais buscado no Brasil, atrás apenas do inglês
Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi denominada idioma e língua oficial da pessoa surda, por meio da Lei nº 10.436/2002. Foi a primeira vez que o idioma foi reconhecido como tal. A Libras é um sistema linguístico assim como o português, mas possui estrutura gramatical independente, ou seja, não possui necessariamente sujeito e predicado como na língua portuguesa.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 10 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. Os dados apontam, ainda, que existem 2,7 milhões com surdez profunda. De acordo com a análise da Preply, em todos os estados do Brasil, a procura por cursos e aulas de libras totalizaram mais de 98 mil pesquisas.
Desde 1991, a Lei 8.213 obriga as empresas a reservar uma parte de suas vagas para funcionários com algum tipo de deficiência. Nas companhias que possuam mais de 100 funcionários e até 200, a cota é de 2%. Na prática, essa obrigatoriedade foi aplicada a passos lentos e começa a mostrar maior adesão no pós pandemia.
Coreano, mandarim e japonês: línguas asiáticas ganham destaque
Integrando o top 10 dos idiomas mais buscados pelos brasileiros na oitava e nona posição, o interesse pelo japonês e o mandarim acompanham o crescimento comercial de seus países. Atrás apenas dos Estados Unidos, a China e o Japão se tornaram a segunda e terceira maiores economias do mundo em 2022. Não à toa, os brasileiros buscam se capacitar em ambos idiomas asiáticos. Um estudo preditivo da Preply revelou que o madarim será a língua mais falada por nativos até 2050, se tornando um dos idiomas mais importantes no mundo dos negócios a nível mundial.
Por outro lado, questões culturais também aumentaram o interesse pelos idiomas asiáticos, o que é mais perceptível ao analisar o desempenho do idioma coreano, que ocupa a 5 posição na maioria dos estados.
A onda hallyu, termo que faz referência ao aumento da popularidade da música, das séries e da cultura sul-coreana no mundo, passou a ser refletida também na procura pelo aprendizado do idioma. O interesse por cursos que ensinam a língua asiática chegou a regiões mais distantes de São Paulo, estado com quase 92% da comunidade coreana no Brasil.
Metodologia
O levantamento avaliou, por meio da ferramenta Keyword Planner, 11.072.770 buscas no Google Trends entre os dias 22 de janeiro e 22 de julho sobre termos e palavras-chave relacionados a cursos de idiomas. O estudo avaliou as buscas realizadas em todos os estados do Brasil. Consideramos apenas termos e palavras-chave em português.
Fontes
-
Volume de buscas das palavras-chave: Google Keyword Planner
-
Estatística sobre deficiência auditiva do IBGE: (favor enviar um e-mail para a solicitação do link da pesquisa).
Sobre Preply
A Preply é uma plataforma online de aprendizagem que conecta milhões de tutores nativos a alunos de todo o mundo. A empresa fundada em Kyviv, na Ucrânia e que conta com escritórios em Barcelona, Espanha, já alcançou mais de 140 mil tutores ensinando 50 idiomas em 203 países ao redor do planeta. A solução proporciona uma relevante e eficiente experiência de aprendizado a preços justos. Mensalmente, a Preply realiza pesquisa nas áreas de educação, mercado, estilo de vida e outros temas relevantes para o mundo globalizado.