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SEO em 2022: conheça as próximas tendências

SEO em 2022: conheça as próximas tendências

Trabalhar com SEO em 2022 continuará tão ou mais importante do que sempre foi. Afinal de contas, o Google segue como a maior fonte de tráfego do planeta, sem diminuir o ritmo: pelo contrário, sempre aumentando e adicionando mais usuários a cada dia que passa. Para se ter uma ideia, em 2014, o Google registrava cerca de 100 bilhões de buscas mensais. Sete anos depois, o número já dobrou e segue crescendo consistentemente.

No entanto, trabalhar com SEO em 2022 não será tão fácil assim. Existem mudanças no algoritmo do Google que deverão ser levadas em conta, adaptações que devem ser feitas e otimizações que podem gerar aquele tráfego extra, ao mesmo tempo que a função do Marketing de Conteúdo vem mudando dentro de uma estratégia de Marketing Digital. Antes o “atacante” da estratégia, sendo responsável por conversões, o Marketing de Conteúdo tem cada vez mais função de “meio de campo” para as conversões que serão feitas em outras plataformas, como o Instagram ou Facebook.

E aí, quer aprender quais são as tendências em SEO em 2022 para se adaptar a esse novo cenário? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 tendências de SEO em 2022 para seguir

1. Core Web Vitals

Uma das principais tendências de SEO em 2022 é a implementação de mudanças propostas pelo Google. Agora, o buscador implementou um novo ajuste para valorizar sites que têm bons desempenhos nos chamados Core Web Vitals.

O que conhecemos por Core Web Vitals é um conjunto de 3 métricas que medem aspectos importantes da velocidade do site, da interatividade com os usuários e da estabilidade visual da página.

Segundo um estudo realizado com algumas das maiores empresas do Brasil, 98% delas perderão tráfego com essa alteração. Por isso, é importante entender bem o que o Core Web Vitals significa e como se adaptar a ele para não sofrer em 2022.

2. Foco na otimização de imagens


Um dos grandes focos das buscas em 2022 serão as imagens. Não só porque elas estão cada vez mais relevantes no dia a dia, mas também porque várias ferramentas e aplicativos focados em imagens surgiram nos últimos tempos, com um dos principais exemplos sendo o Google Lens, que vê uma imagem e tenta identificar qual é aquele objeto.

Por isso, um dos focos do SEO em 2022 será a otimização de imagens para motores de buscas, com crescimento relevante de tráfego orgânico vindo dessas buscas.

Isso vale especialmente para empresas que vendem produtos como carros seminovos, roupas, bolsas, itens de decoração e muito mais. Todos eles poderão ganhar muito com o tráfego vindo do Google Imagens.

3. Feature snippets estratégico

Os features snippets são cada vez mais importantes para o Google, especialmente aqueles que geram as chamadas “buscas sem clique”, que são aquelas cuja resposta para a busca do usuário aparece diretamente no Google. Por exemplo, algo como “qual a altura do Neymar?”.

Para as empresas, esse tipo de ação não é muito interessante. Afinal de contas, por que investir em aparecer em features snippets que não geram cliques? Existem alguns motivos.

Um deles é o fato de que é possível instigar o público a seguir lendo o seu conteúdo que aparece nos features snippets. Para isso, é importante responder as dúvidas de maneira clara, mas também usar elementos para instigar a sequência da leitura.

O segundo motivo é o fato de que aparecer frequentemente nos features snippets faz com que o público veja seu site como mais confiável do que o normal. É um tipo de efeito que leva tempo para acontecer, mas constrói sua autoridade perante o público.

4. Conteúdo com maior autoridade e profundidade

A qualidade e a profundidade do conteúdo publicado são sempre preocupações de SEO. Em 2022, elas assumirão uma importância ainda maior. Em primeiro lugar, é importante entender que o seu conteúdo mais importante deve ter mais de 3.000 palavras, enquanto o mais básico deve ficar entre 900 a 1200 palavras. Apenas no último caso você deve fazer e posts conteúdos entre 350 a 500 palavras, que não ranqueiam tão bem assim.

Além disso, seu conteúdo deve ter links para fontes de autoridade e reconhecidas pelo Google para mostrar como você usa boas fontes. Seria perfeito se os seus links fossem para portais de notícia ou sites com domínio .edu ou .gov.

5. Google Discover será mais importante ainda

Por fim, o Google Discover ganhará uma importância maior para o seu SEO em 2022. Para aparecer lá com mais frequência, você precisará criar conteúdos interessantes, dentro das tendências e com uma boa taxa de cliques.

Para isso, faça títulos que sejam instigantes, mas não sejam apelativos. Invista em boas imagens também.

Essas são as principais tendências de SEO em 2022. O ano que vem será um período de bastante mudança no segmento do Marketing de Conteúdo e Marketing para Motores de Busca, mas as coisas tendem a melhorar para quem faz um bom trabalho, segue as regras e realmente produz material de valor para os seus seguidores e público. Basta entender as alterações e melhorar sua estratégia para alcançá-las.

E aí, gostou do conteúdo? Comente abaixo com a sua opinião e diga qual dessas tendências vai mais afetar o seu trabalho!

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