As cooperativas de crédito vêm apresentando cada vez mais exemplos de sucesso que contribuem para a inclusão financeira, além de desenvolverem uma cultura de boas práticas de atendimento a micro e pequenas empresas.
Para discutir esse cenário, especialistas do setor, empresários e cooperativas de crédito de todo o país vão participar do Seminário de Lideranças de Cooperativas de Crédito para Pessoa Jurídica, no dia 3 de abril, em Brasília (DF). Em foco, cases bem-sucedidos e os desafios de atender a um maior número de pequenos negócios com portfólio de produtos e serviços para esses clientes, além de criar novos produtos destinados a esse público.
Experiências de cooperativas do Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais e Paraíba, que participam do projeto Fomento a Boas Práticas, do Sebrae, serão apresentadas durante o seminário. O projeto desenvolvido há três anos pela instituição, que busca orientar as cooperativas para que ofereçam produtos e serviços adequados às necessidades das micro e pequenas empresas, já beneficia mais de 200 mil pequenos negócios.
“O cooperativismo de crédito vem crescendo rapidamente, mostrando maturidade e criatividade para se diferenciar e enfrentar a concorrência com ganhos para os pequenos negócios, que ainda enfrentam dificuldades na hora de contratar crédito”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Segundo ele, esse ritmo de crescimento é essencial para que em um futuro próximo as cooperativas de crédito possam atingir dois dígitos de participação no sistema financeiro brasileiro.
Segundo o diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada, “o cooperativismo de crédito tem sido ágil e bastante objetivo na sua estratégia de atendimento às micro e pequenas empresas, até porque elas são fundamentais para o crescimento das cooperativas”.
As experiências que são referências nacionais e a participação de empresários, cujos negócios se beneficiam dos serviços das cooperativas de crédito, também estarão em pauta no seminário. A programação prevê ainda temas como necessidades, desafios e perspectivas do cooperativismo de crédito. Sebrae e Bancoob realizam o evento.
As três oficinas temáticas do seminário terão a presença do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Banco Central, Banco Mundial/IFC e Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/Fomin).
Fonte: Agência Sebrae de Notícias