Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Se organizar financeiramente é o primeiro entre os 12 objetivos dos brasileiros para os próximos meses

53,5% dos entrevistados espera conseguir colocar as contas em dia, na sequência aparece comprar ou trocar de carro (37,7%)

(Crédito: iStock/divulgação)

Quando o assunto é a vida financeira, quais são os maiores desejos da população para os próximos meses? De acordo a última edição do Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), que fez essa pergunta a um grupo de brasileiros recentemente, a resposta é simples: em 2023, a maioria das pessoas (53%) espera organizar as contas pessoais – embora também exista espaço para antigos sonhos, como um carro novo e investir nos estudos.

As descobertas fazem parte de um levantamento publicado pela fintech que questionou, entre 03 e 10 de janeiro, 500 brasileiros acima de 16 anos conectados à Internet — representantes de todos os perfis socioeconômicos e regiões nacionais.

Por dentro dos desejos da população

Embora a organização financeira seja o desejo de maior destaque entre os respondentes, as demais aspirações para 2023 refletem certa vontade coletiva de investir em novas aquisições e conhecimentos. Adquirir ou trocar o próprio carro, por exemplo, é o segundo desejo mais citado na pesquisa, uma escolha de 38% dos entrevistados. Buscar novos conhecimentos também foi citado na pesquisa, cerca de 36% dos ouvidos têm esse desejo. 

Outras aquisições que permeiam o imaginário da população para o novo ano são a casa própria (34%), produtos eletrônicos, como smartphones (22%), ou uma festa de casamento (7%).

Além disso, certa faceta interessante do levantamento é o grande número de pessoas que pretendem usar 2023 para fazer uma mudança de rota na carreira profissional. Para se ter uma ideia, uma em cada três pessoas (34%) tem como principal desejo financeiro abrir um negócio próprio neste ano, enquanto 36% delas citam ainda a busca pela independência financeira, que tende a estar atrelada a uma iniciativa empreendedora.

“É um reflexo do papel do empreendedorismo não apenas na vida dos brasileiros, mas também em como ele é percebido como aspiração profissional de curto prazo”, observa Rodrigo Cezaretto, diretor operacional da FinanZero.

(Crédito: FinanZero)

O que impede o desejo de se realizar?

Se falta dinheiro para tirar os sonhos do papel, como destacam 81% dos entrevistados, esse não parece o único impedimento para realizar as metas financeiras em 2023. Isso porque, o segundo motivo mais comum entre os respondentes expressa também uma característica comum do orçamento das famílias brasileiras: a falta de planejamento, apontada por três em cada dez pessoas (34%). 

“Tudo está interligado nessas respostas: de um lado, a crise econômica ainda está presente na vida dos lares do país. Sem dinheiro, elas não conseguem fazer o orçamento rodar sem solavancos. Isso faz com que seja mais difícil se planejar melhor e pensar no futuro”, finaliza Cezaretto, da FinanZero.

(Crédito: FinanZero)

You must login to add a comment.

Posts relacionados