Solicitar um crédito para o seu negócio está cada dia mais fácil, mas muitos empreendedores ainda possuem dúvidas sobre em quais condições eles devem pensar em pegar um financiamento ou empréstimo para o seu negócio.
Em primeiro lugar, o crédito não precisa ser solicitado apenas em momentos difíceis da empresa, para quitar dívidas, mas também pode e deve ser uma alternativa quando o empresário quer investir no crescimento do negócio de forma planejada.
Mas, antes de pegar qualquer crédito, é importante que o empresário avalie quais as reais necessidades desse recurso. Há, de fato, uma necessidade financeira na sua empresa? Como está o seu fluxo de caixa? Você está com uma boa margem de lucratividade? O valor da mensalidade do empréstimo ou financiamento vai ter grande impacto na saúde financeira do seu negócio?
Uma das formas de avaliar bem a situação da empresa é fazer uma pesquisa da gestão financeira do seu negócio: avaliar o fluxo de caixa, as despesas fixas e variáveis, as entradas e a margem de lucro. Verificar se o seu estoque está alto e, talvez, realizar uma promoção para gerar um capital de giro mais rápido e fluido; ou, ainda, tentar reduzir custos com material de escritório, água e energia.
Após essa avaliação interna, pense sobre os motivos que o estão levando a tomar esse crédito: qual é o objetivo final? Onde será investido? Ter um objetivo claro do direcionamento desse valor é importante para saber não apenas qual o tipo de crédito pegar, mas qual o montante de dinheiro ideal para isso.
Se o seu objetivo é iniciar o seu negócio, comprar ou aumentar a sede da sua empresa, um financiamento é a melhor forma de crédito para você. Mas, se o seu objetivo é investir em maquinário, comprar equipamentos, investir em um transporte oficial para o seu negócio, como um Ecosport, um Focus Sedan ou um Corolla, um empréstimo ou um investimento para capital de giro pode ser a melhor pedida.
Mas lembre-se de pesquisar muito bem antes de pegar empréstimo com a primeira empresa que você avaliar. Pesquise sobre os tipos de crédito e qual o objetivo de cada um, qual a taxa de juros e o prazo de pagamento. Existem algumas redes de crédito que dão carência de 3 meses a 2 anos para iniciar o pagamento. Os valores máximos podem variar entre R$ 20 mil e R$ 200 mil, a depender da empresa financeira. Verifique qual o melhor custo-benefício a curto, médio e longo prazo, e veja qual se encaixa melhor na sua situação e nas suas metas.