O instagram se tornou uma das principais ferramentas para fazer negócios, desde a atração de clientes, fidelização e visibilidade.
Se você ainda duvida disso, basta analisar que, hoje em dia, empresas de diferentes segmentos já apostam no Instagram para investir nas estratégias de marketing digital. Logo, já não é mais possível estranhar influencers divulgando produtos variados e mencionando as empresas de cosméticos, serviços de instalação de elevadores residenciais, entre diversos outros.
De fato, a plataforma oferece muitas vantagens e benefícios para o uso pessoal e empresarial. Mas, afinal, como usar a ferramenta a seu favor e ter visibilidade?
Se você já tem uma conta pessoal ou a do seu negócio há alguns anos, é possível compreender que os algoritmos mudaram.
Antigamente, as publicações no feed apareciam para os usuários de modo cronológico, de acordo com a ordem de postagem. No entanto, hoje é possível entender que o Instagram prioriza as publicações conforme a experiência do usuário, como as curtidas e os comentários.
Quer saber como usar o instagram a seu favor? Continue a leitura e confira quatro dicas valiosas para você colocar em prática a partir de hoje!
1. Tenha uma conta para cada finalidade
É muito importante ter uma conta para cada finalidade no Instagram. Isso significa que, se deseja empreender e divulgar os seus serviços em automação predial, por exemplo, tenha uma conta comercial e uma pessoal.
Muitos acreditam que isso não impacta nos resultados e utilizam a mesma conta para ambas finalidades. Não existe uma regra em específico sobre isso, contudo, isso influencia na sua organização e aplica estratégias mais assertivas, como entender as necessidades do público e analisar o engajamento com a marca.
2. Mantenha a frequência de publicações com conteúdos relevantes
Como já mencionado anteriormente neste post, o algoritmo do ”Insta” considera relevantes as publicações com mais engajamento e tendem a ser priorizadas.
Mas, as publicações recentes e que despertam o interesse dos usuários também são consideradas.
Dito isso, para aumentar o alcance do seu público, engajar e ser visto nas redes sociais, é ideal publicar vídeos e imagens que sejam atrativos para o público.
Imagine que você atua com vendas de equipamentos, como martelete demolidor. É possível oferecer conteúdos com dicas sobre como utilizar o produto, entre diversas outras possibilidades. O importante é ser espontâneo para aproximar o público com o seu perfil.
3. Invista em estratégias de engajamento
Os conteúdos publicados com frequência tendem a ficar na mente do usuário, logo, quando precisar de um serviço, produto ou informações , sem dúvida vai procurar pelo perfil que investe em conteúdos relevantes.
Para isso, também é ideal aplicar estratégias de engajamento, que nada mais é do que as ações que incentivam o público a realizar algum tipo de interação. Em alguns casos é relacionado a sugestões e elogios.
As enquetes nos stories também são uma ótima opção para engajar os usuários no perfil!
4. Use a sua criatividade
Por fim, é importante usar a criatividade nas redes sociais para se destacar.
Um conteúdo bem elaborado pode viralizar nos meios digitais e aumentar a visibilidade do seu perfil, a fim de conquistar mais seguidores e novas oportunidades de negócios.
Aproveite para utilizar ferramentas como reels, IGTV, entre outros no Instagram para criar conteúdos relevantes com estratégias de marketing e despertar o interesse do público. Desse modo é possível viralizar o seu perfil como, por exemplo, com algum assunto do momento.
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.