Quase todo mundo uma vez na vida se irritou no trabalho, e pensou em largar tudo e seguir a carreira de forma autônoma, ou seja, como freelancer.
Os freelancers são profissionais que prestam serviços sem vínculo empregatício algum com a empresa, dessa forma, podem atender mais de um cliente.
Atualmente, as pessoas vêm buscando cada vez mais alternativas para ter uma renda, fazendo seu próprio horário e sem precisar bater ponto.
Buscando também, muitas vezes, além da necessidade financeira, mais qualidade de vida, dessa forma, pode administrar melhor o seu tempo, entre trabalho, família, lazer.
Com a pandemia, esse número aumentou ainda mais, inclusive a quantidade de novos cadastros no MEI.
O MEI é o registro do pequeno empresário, que trabalha por conta própria.
Porém, muitas dúvidas e medos surgem na hora de oferecer esses serviços.
Inclusive, os serviços que podem oferecer e até mesmo qual valor cobrar por eles.
Portanto, se você está pensando em ser freelancer, fique atento a essas dicas e prepare-se para colocar em prática.
Passos importantes para se tornar freelancer
Durante toda a vida, as pessoas desenvolvem habilidades, adquirem conhecimentos e assim se profissionalizam.
Portanto, para se tornar um profissional freelancer, antes de tudo, é preciso analisar esses itens, e definir qual será o trabalho e que tipo de serviço será oferecido.
Por exemplo, os redatores oferecem serviços como textos para blogs ou sites.
Já o técnico em informática, que tem total conhecimento em computadores, internet, pode prestar serviços como manutenção de computadores, aulas particulares ou até mesmo consertos em geral.
Entre essas atividades, existem muitas que podem ser desenvolvidas por freelancers, por exemplo:
• Redator
• Ilustrador
• Designer gráfico
• Trabalhos artesanais
• Transcrição
• Edição de vídeos
• Fotógrafo
• Entre outras
O importante é você oferecer um serviço que você tenha conhecimento, e que vai realizar com dedicação e responsabilidade.
Dicas para divulgar seus serviços
Hoje em dia encontramos plataformas na internet que permitem que a pessoa se cadastre e através dela ofereça seus serviços.
Uma forma mais segura de trabalhar, pois essas plataformas têm toda segurança, inclusive, o recebimento do seu pagamento.
O site FreelaWeb é um exemplo dessas plataformas, você aponta o valor do seu trabalho, descreve seus serviços e seu perfil fica disponível para quem procura pelo serviço que você presta.
Investir nessas plataformas para quem está começando pode ser uma ótima escolha.
Caso não tenha ideia de como cobrar pelos seus serviços, uma boa pesquisa na internet pode ajudar a solucionar essa dúvida.
Uma pesquisa por profissionais que prestam serviços semelhantes, ajuda na avaliação dos valores praticados por eles.
Outras formas de divulgar seus serviços são nas redes sociais, WhatsApp, entregas de cartões, e até mesmo o boca a boca, o marketing mais antigo que existe.
Por fim, se você está mesmo decidido a ser tornar um freelancer, analise bem todos esses requisitos, faça um bom planejamento e sempre que possível se atualize e estude.
Portanto, só depende de você que seu negócio seja bem sucedido, realizando um bom trabalho, aos poucos você terá sua própria rede de clientes fidelizados e contentes com seu trabalho!