Realizar uma boa gestão financeira é um dos maiores desafios para os empreendedores, principalmente aqueles que têm menos experiência no segmento. Se isso não for realizado com dedicação e com as ferramentas necessárias, as contas acumulam e o endividamento chega. E quando acontece, é muito difícil reverter essa situação. Empresas que chegam nesse ponto não costumam sobreviver por muito tempo no mundo dos negócios.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Facebook identificou que houve aumento de fechamento de pequenas e médias empresas (PMEs) no início de 2021. Ao todo, foi quase um quarto das PMEs, totalizando 24%. Uma alta de 8%, se comparado com o mesmo período do ano anterior. E o estudo aponta que a maioria delas foi atingida por choques econômicos.
Isso acontece porque, além de mirar lucros pessoais, são diversas contas que precisam ser equilibradas: fluxo de caixa, capital de giro, despesas mensais (aluguel, conta de água, luz, funcionários), fornecedores, direitos trabalhistas e, em alguns casos, até empréstimos. Se qualquer uma dessas obrigações sair fora dos eixos, danos irreversíveis podem ser gerados.
E se você está com medo de isso acontecer, ou já chegou nessa situação, separamos algumas dicas para sair dessa e também evitar dívidas maiores. O primeiro passo é revisar o orçamento do seu negócio. É preciso passar um pente fino sobre o plano financeiro. Coloque na ponta da caneta quais são as fontes de receita, todos os custos (fixos e variáveis) e nunca misture as contas do pessoal com o profissional. Um contador pode ajudar bastante nesses casos.
Após essa etapa, entre em contato com alguns fornecedores e discuta sobre uma possibilidade de achar um melhor custo-benefício para ambas as partes. Se estiver devendo um valor para eles, negocie e pague uma quantidade por mês. Eles devem ser sua prioridade; afinal, sem os produtos/materiais que fornecem, a empresa não tem o que vender.
Revise seus gastos. Identifique quais são as maiores despesas e como é possível reduzi-las sem diminuir a experiência dos clientes. Um exemplo é encerrar uma assinatura que você utiliza com pouca frequência. Pode parecer pouco, mas no final a diferença é enorme. Procure maneiras de potencializar as vendas. É possível usar estratégias como desconto em alguns produtos, realizar sorteios e promoções.
E não se esqueça de guardar um valor por semana ou até por mês. Isso vai te dar uma base sólida para se manter durante as crises econômicas que o país enfrentar. Essa quantia pode minimizar ou até resolver problemas em situações de emergência, no momento em que algum funcionário se afasta ou até mesmo quando um equipamento precisa de reparos.
Trace metas realistas, que são possíveis de serem cumpridas. Seguindo esses passos e tomando todos os cuidados, você pode potencializar seus lucros e também evitar qualquer dívida para sua empresa.