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ROI: o que é e por que ele é tão importante para seu negócio

ROI: o que é e por que ele é tão importante para seu negócio

Durante muito tempo, os resultados das campanhas publicitárias eram mensuradas com base em achismos. No entanto, com o surgimento do marketing digital, uma série de métricas foram criadas para saber com precisão o retorno de investimentos. 

Um dos indicadores mais efetivo em relação a desempenho é o Retorno Sobre Investimento (ROI). Por se tratar em uma métrica versátil, ela pode ser calculada em todo tipo de investimento e coletar qualquer informação. 

Para acompanhar o crescimento da empresa, essa métrica tem total relevância e, ainda, auxilia a organização alcançar resultados melhores. 

Por isso, criamos esse post para mostrar a você a importância do ROI para o desenvolvimento contínuo do seu negócio. Ficou interessado? Acompanhe!

O que é ROI?

O termo ROI é uma abreviação da expressão em inglês ‘’Return over Investiment’’, ou, em tradução livre, ‘’Retorno sobre Investimento’’. Por meio dessa métrica, é possível saber quanto a empresa está ganhando (ou perdendo) com os seus investimentos. 

Essa estratégia aborda todas as ações realizadas que visam algum lucro futuro, como campanhas de marketing, anúncios, treinamento da equipe de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de captação de clientes, entre outros. 

Dessa forma, fica claro para o gestor os investimentos e ações que realmente valem a pena, além de conseguir otimizar as estratégias que já estão dando certo, com o objetivo de alcançarem resultados maiores e melhores. 

Nesse sentido, o ROI pode ser calculado em inúmeros pilares do marketing. Podemos mencionar os principais:

  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Redes Sociais;
  • Blog Corporativo;
  • Estratégias de SEO;
  • Anúncios (como a campanha de uma etiqueta de segurança, entre outros).

Por que o ROI é importante para um negócio?

O marketing digital abrange uma rede incrível de ferramentas e estratégias para quem deseja conseguir destaque no mundo virtual. Entretanto, esse número vasto de opções pode acabar confundindo até quem já conhece mais sobre o assunto. 

Contudo, lembre-se que embora as ações de marketing apresentem retornos significativos, elas podem dar resultados diferentes dependendo do segmento de atuação, público-alvo, entre outros aspectos. 

Por isso, adotar uma métrica para acompanhar o retorno dos investimentos é fundamental. Além disso, o ROI ajuda – e muito – a responder algumas perguntas profundas de um negócio, como: 

  • Quais são as fontes de lucro da empresa? (tela de proteção ou a mão de obra, por exemplo);
  • Quais são os canais de comunicação mais efetivos?
  • O desempenho das campanhas de marketing está atingindo o resultado esperado?
  • Qual o desempenho do processo de vendas?
  • O atendimento ao cliente está contribuindo para a fidelização do cliente?

Claro, não adianta focar todos os seus investimentos na métrica do ROI, é preciso utilizar outras ferramentas, como os indicadores de desempenho. 

Como calcular o ROI

O cálculo do ROI é muito simples. O primeiro passo é subtrair o ganho obtido pelo próprio valor investido, e, depois, dividir esse resultado pelo mesmo valor de investimento. Basicamente, a fórmula segue a seguinte estrutura:

  • ROI = (Ganho obtido – investimento) / investimento.

Dessa forma, se uma aplicação rende um ganho de R$200.000 e o investimento foi de R$40.000, temos a seguinte fórmula:

  • (200.000 – 40.000) / 40.000 = 4.

Ou seja, isso quer dizer que o retorno sobre o investimento foi de 4 vezes mais que o valor aplicado. Geralmente, o ROI é desenvolvido em forma de porcentagem. Então, na situação mencionada, o retorno foi de 400%.

Além disso, essa métrica pode (e deve) ser utilizada em qualquer negócio – para analisar as áreas como um todo – ou específico – para identificar os resultados de um projeto específico, como uma campanha de placas de sinalização, por exemplo.

Diante dessas informações, não resta dúvida que o ROI influencia diretamente na saúde financeira da sua empresa, tanto nos resultados imediatos das campanhas de marketing quanto no seu posicionamento no mercado. 

Por isso, utilize essas informações para tomar decisões mais assertivas e fazer a sua organização lucrar ainda mais! 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

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